Oliveira, SóniaPinheira, Vítor2014-11-202014-11-202014OLIVEIRA, Sónia; PINHEIRA, Vítor (2014) - Efeito de uma classe de movimento com exercícios ritmados na coordenação em pessoas idosas.International Journal of Developmental and Educational Psychology. ISSN 0214-9877. Vol. 1, nº 2, p. 113-1160214-9877http://hdl.handle.net/10400.11/2628Objetivos: Avaliar e comparar os resultados obtidos de uma classe de movimento, relativamente à coordenação, independência, estado cognitivo e estado geral de saúde em idosos, com exercícios ritmados durante 8 semanas, duas vezes por semana. Materiais e Métodos: Amostra de conveniência constituída por 23 idosos. Foi realizado um estudo comparativo entre o momento inicial (T0) e o momento final (T1) da realização da classe de movimento. Os resultados foram avaliados pelo TUG (para mobilidade), SF-12v2 (para o estado de saúde) Índice de Barthel (para independência), MMSE (para capacidade cognitiva) LEMOCOT (para coordenação de membro inferior), Groningen Fitness Test – Block Transfer Test modificado (para coordenação do membro superior) e pela realização de tarefas de movimento coordenado (para coordenação motora). Resultados: Foram obtidos dados estatisticamente significativos (p≤0,05) para as variáveis de mobilidade, independência e coordenação motora, e uma melhoria, embora sem significado, no estado geral de saúde e capacidade cognitiva. Conclusão: Pode-se concluir que após a implementação da classe de movimento proposta, ocorreram melhorias ao nível da mobilidade, independência e coordenação motora, bem como, apesar de menos relevante, no estado de saúde geral e capacidade cognitiva.porExercícioClasse de movimentoIdososCoordenação motoraEfeito de uma classe de movimento com exercícios ritmados na coordenação em pessoas idosasjournal articlehttp://dx.doi.org/10.17060/ijodaep/2014.n2.v1.013