Martins, Ernesto Candeias2013-03-042013-03-042009MARTINS, Ernesto (2009) - A interface entre o papel da escola e a (in) disciplina escolar. UBILetras. ISSN 1647-709X. Nº 1, p. 1-19.1647-709Xhttp://hdl.handle.net/10400.11/1737Revista online do departamento de letras da universidade da beira interiorActualmente, a violência e a indisciplina na escola adquiriram níveis de preocupação social para todos os agentes educativos. O autor aborda a temática da indisciplina escolar em dois blocos de questões e argumentações, numa interface relacional. No primeiro bloco, trata da fenomenologia da indisciplina/violência, analisando modelos de prevenção e os modos de construção da disciplina na escola. No segundo bloco indica algumas respostas educativas e procedimentos de intervenção para se gerir a indisciplina no cenário da escola e da sala de aula. No fundo a segurança nas escolas e a promoção de relações de convivência são algumas das condições essenciais para a qualidade da educação e/ou formação dos alunos.porBullyingIndisciplinaPrevençãoDisciplina na escolaModelos educativos de intervençãoA interface entre o papel da escola e a (in) disciplina escolarjournal article