Pilatti, GrasieleGomez, Luiz RibasMerino, Eugenio Diaz2018-09-212018-09-212014PILATTI, G. ; GOMEZ, L. ; MERINO, E. (2014) - A perspectiva de um negócio local sobre a gestão do design e do visual merchandising: análise do café François. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. VII, nº 14.1646 - 9054http://hdl.handle.net/10400.11/6190A Gestão do Design apresenta um pensamento cria􀆟vo e possibilita soluções inovadoras para as mais variadas instâncias organizacionais. Dessa forma, busca-se demonstrar aos gestores e empresários os bene􀄰cios de um plano de Gestão do Design eficaz e, neste caso, a sua relação com o ponto de venda. A concorrência mercadológica permite que o visual merchandising seja uma ferramenta de diferenciação e conquista do consumidor. Portanto, este ar􀆟go busca identificar a relação existente entre a Gestão do Design e o Visual merchandising aplicado a um estudo de caso de uma boulangerie da cidade de Florianópolis – SC e qual o entendimento do proprietário sobre estes assuntos. Através de levantamento bibliográfico sobre os dois temas-chave, entrevista com o empresário e visitas ao local é descrita a pesquisa proposta. Por meio do comportamento da organização em estudo e, como objetivo secundário, será compreendida em que nível se encontra a preocupação com o ponto de venda enquanto ferramenta da Gestão do Design e contato direto com o consumidor e como as ações da marca se refletem neste espaço.ABSTRACT : The Design Management presents a creative thinking and provides innovative solutions for the most varied organizational levels. Thus, we seek to demonstrate to managers and business men the benefits of a Design Management effective plan and, in this case, their rela􀆟onship with the point of sale. The market competition allows the visual merchandising as a tool of differentiation and achievement of the consumer. Therefore, this article seeks to iden􀆟fy the rela􀆟onship between the Design Management and Visual merchandising applied to a case of a boulangerie of the city of Florianópolis - SC - Brazil and what is the owner’s understanding about these issues. Through a literature review about the two key issues, an interview with the manager and site visits, this research is described. Through the behavior of the organization under study and, as a secondary objective, it might be understood in wich level is the concern with the point of sale as a tool of Design Management and direct contact with the consumer and how the ac􀆟ons of the brand are reflected in this space.porGestão do designVisual merchandisingBoulangerieDesign managementVisual merchandisingBoulangerieA perspectiva de um negócio local sobre a gestão do design e do visual merchandising: análise do café Françoisjournal article