Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões daAzevedo, Rafael Tomás Ribeiro de2019-04-222019-04-2220192019http://hdl.handle.net/10400.11/6484Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, variante Instrumento e Música de Conjunto.O presente relatório está dividido em duas partes e contempla a Prática de Ensino Supervisionada e o Projeto de Investigação, ambos realizados no ano letivo de 2016/2017. A primeira parte foi realizada no Conservatório Regional de Artes do Montijo, e expõe a prática de ensino supervisionada que ocorreu durante esse período. Foram escolhidos dois alunos de piano para análise das aulas individuais e um trio de violino violoncelo e piano para análise das aulas de conjunto. A segunda parte explicitou o desenvolvimento do projeto de investigação, englobando a fundamentação teórica do estudo, as entrevistas, e o desenvolvimento de partituras adaptadas para o nível de iniciação de piano. O projeto consistiu, numa primeira fase, no levantamento de dados para determinar a necessidade de desenvolver um método que tenha por base melodias folclóricas. Na segunda fase, procedeu-se à adaptação de melodias tradicionais para partituras adequadas ao nível de iniciação.Abstract : The present report is divided in two distinct parts, a Supervised Teaching Practice and a Research Project, both of which were developed during the 2016/2017 school year. The first part took place at the Conservatório Regional de Artes do Montijo, and exposes the pedagogic practice that occurred during that period. In order to analyze the individual lessons, two piano students were chosen for that effect, and a violin, cello and piano trio of students were also picked for the analysis of the group lessons. The second part explicits the development of the Research Project, that begins, in its first portion, with the selection of data in order to determine the necessity of developing a method that has for its base element the musical folklore of Portugal. The second portion of the Project exposes the process of transforming the traditional melodies into adequate adaptations, ready to be taught to beginner students.porPrática de ensino supervisionadaPianoMétodos para pianoMúsica tradicionalSupervised teaching practicePiano methodsPortuguese folkloreAdequação do repertório de iniciação de piano ao contexto cultural e histórico de Portugalmaster thesis202246680