Martins, Ernesto Candeias2018-10-312018-10-312016-12MARTINS, Ernesto (2016) - Crianças “sem” a sua infância: acolher/assistir e reprimir/reeducar. Lisboa: Cáritas Editora -Cadernos Cáritas.978-972-9008-32-0http://hdl.handle.net/10400.11/6248O propósito deste livro foi o de saber como e de que maneira os historiadores sociais e da educação abordaram o tema das crianças ‘SEM' uma infância normalizada, ou seja, analisar a criança abandonada, vadia, pobre, desamparada, desvalida, em perigo moral e delinquente inserida na História (Social) da Infância, História Social e da Educação e História das Instituições Educativas (não formais). O autor analisa esse tipo de criança, no domínio da sua infância, à luz da História da Educação Social, História Social da Infância, desde a modernidade à contemporaneidade. Ou seja, recorrendo a uma variedade de fontes embrenha o seu discurso argumentativo nessas infâncias nos contextos da época, intentando perceber como eram encaradas essas ‘Outras Infâncias’, que respostas sociais, medidas e dispositivos lhe foram dados na sua proteção, prevenção e (re)educação, seja na vertente médico-social, assistencial e jurídico social, seja ao nível da sua institucionalização. Destaca, nessa aproximação temporal descritiva e crítica, as situações e condições sociais, as problemáticas e necessidades dessa infância que estavam à margem da sociedade da sua época, mas que conseguiram refazer o seu percurso de normalização, educando-se e sendo cidadão válidos.porCrianças outrasInfância diferenciadaHistória social infânciaHistória da educaçãoReeducaçãoCrianças "sem" a sua infânciaHistória social da infância: acolher/assistir e reprimir/reeducarreview