Querido, Ana Isabel FernandesSemeão, Isabel Maria da Conceição Luta2020-05-292020http://hdl.handle.net/10400.11/7089Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos.No âmbito do VII Mestrado em Cuidados Paliativos da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco, surge a realização do presente relatório. Este tem como finalidade a descrição, análise crítica e reflexão das atividades desenvolvidas no contexto de prática clínica e na implementação do projeto de intervenção e melhoria. Neste contexto, na primeira parte é descrito o modelo de organização, caracterização e funcionamento da unidade de cuidados paliativos onde decorreu a prática clínica. Na segunda parte é apresentada a análise e reflexão crítica, relativa à aquisição de competências adquiridas nas quatro áreas-chave dos Cuidados Paliativos: controlo de sintomas, trabalho em equipa, apoio à família e comunicação. O projeto de intervenção e melhoria implementado na equipa intra-hospitalar de suporte e na instituição onde desempenho funções, é descrito na terceira parte. Este teve a pretensão de melhorar as práticas assistenciais e de sensibilizar os profissionais para a importância da articulação e da continuidade dos cuidados, assim como na adequação dos cuidados prestados em fim de vida e do uso de estratégias diferenciadas e ativas focadas no cuidar como é a Conferência Familiar enquanto ferramenta comunicacional e do impacto que tem em doentes, famílias e nos próprios profissionais de saúde. O relatório revela-se como uma reflexão sobre todo o percurso de aprendizagem, onde se cruzam os conhecimentos adquiridos ao longo de toda a componente teórica e a consolidação de competências adquiridas na prática clínica o que me possibilita a capacitação para a prestação de cuidados especializados e de qualidade.ABSTRACT: This report is an integral part of necessary requirements to obtaining the degree of Master in Palliative Care. In this context, the first part describes the model of organization, characterization and operation of the palliative care unit where clinical practice took place. The second part presents the analysis and critical reflection on the acquisition of skills acquired in the four key areas of palliative care: symptom control, teamwork, family support and communication. The intervention and improvement project implemented in the in-hospital support team and in the institution where I perform duties is described in part three. The goal was to improve care practices and make professionals aware of the importance of articulation and continuity of care, as well as the adequacy of end-of-life care and the use of differentiated and active strategies focused on care as it is. Family Meetings is a communication tool and have an impact on patients, families and health professionals. This report reveals itself as a reflection on the entire learning path, where the knowledge acquired throughout the theoretical component and the consolidation competences acquired in clinical practice enables me to qualify for the provision of specialized care and of Quality.porPrática clínicaCuidados paliativosConferência familiarÚltimos dias e horas de vidaClinical practicePalliative careFamily meetingsLast days and hours of lifeContributo da conferência familiar na melhoria da qualidade dos cuidados em fim de vidamaster thesis202484459