Martins, Ernesto Candeias2012-11-192012-11-192011MARTINS, Ernesto (2011) - Desmontando os discursos da descentralização: a territorialização socioeducativa e a autonomia das escolas portuguesas. Montagem. ISSN 0104-4826. V. 13, nº 13, p. 79-89.0104-4826http://hdl.handle.net/10400.11/1518O autor reflecte sobre o tipo de relações estabelecidas entre a ‘escola – comunidade educativa’ no âmbito do sistema educativo português, destacando a importância das parcerias na política educativa local. Neste quadro discursivo de descentralização educativa valoriza as lógicas de acção e de participação dos actores educativos no modelo de autonomia das escolas, principalmente, na promoção da qualidade da educação /ensino. Ao nível prático a intervenção do poder local na educação processa-se numa perspectiva instrumental que contribui para o desenvolvimento local e para a coesão social. A relação ’escola – poder local’ deve desenvolver-se numa interacção participativa promotora de dinâmicas educativas na dimensão local. Neste sentido o papel das autarquias insere-se nessa matriz de política educativa local, que por vezes é problemática, mas que contribui para o sucesso escolar.porDescentralização educativaTerritorializaçãoParcerias educativasPartenariadopolítica educativa localParticipação e autonomia escolarDesmontando os discursos da descentralização : a territorialização socioeducativa e a autonomia das escolas portuguesasjournal article