Pires, MarizeteNunes, GilCoelho, PatríciaRodrigues, FranciscoPires, Joana2024-08-302024-08-302022PIRES, Marizete [et al.] (2022) - Efeito da cafeína e testes cognitivos na avaliação hemodinâmica cerebral em jovens estudantes da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias. Saúde e Tecnologia. Vol 26, p.36-41. DOI: https://doi.org/10.25758/set.489http://hdl.handle.net/10400.11/9136Introdução – A cafeína induz alterações fisiológicas, como o aumento da pressão arterial, que se refletem na hemodinâmica cerebral. Objetivos – Avaliar o efeito da cafeína nas velocidades de fluxo das artérias cerebrais, bem como relacionar o seu efeito com testes cognitivos. Método – Estudo observacional, prospetivo, em 35 estudantes, dos 18 aos 25 anos, da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias. Os voluntários foram distribuídos em dois grupos, sendo que o grupo 1 consumiu um café normal e o grupo 2 um descafeinado de marca branca, sem adição de açúcar. Os dados foram recolhidos através da realização do exame triplex scan transcraniano e do teste cognitivo MoCa, após realizado consentimento livre e esclarecido. O procedimento foi dividido em duas fases, pré e pós-estimulante. No decorrer do estudo foram assegurados os princípios da declaração de Helsínquia. Na correlação das variáveis foram utilizados os testes não paramétricos Wilcoxon, Spearman e Mann-Whitney. Resultados – Comparativamente ao basal, na condição de cafeína houve um aumento nas velocidades de fluxo das artérias cerebrais médias (p=0,0001), o mesmo sucedeu com a pontuação do MoCa Teste (p=0,0001). Discussão – Na análise das velocidades de fluxo das principais artérias cerebrais e aquando da realização de testes cognitivos constata-se um aumento significativo das velocidades de fluxo sob efeito da cafeína, apesar de esta ser mais notória na artéria cerebral média. Conclusão – A artéria cerebral média é a artéria mais suscetível a alterações; no entanto, estas não diferem entre o café normal e descafeinado; o mesmo acontece aquando da realização do MoCa Teste.Abstract: Introduction – Caffeine induces physiological changes, such as increased blood pressure, which is reflected in cerebral hemodynamics. Objectives – Evaluate the effect of caffeine on changes in the flow of the cerebral arteries studied, as well as relate their effect with cognitive tests. Methods – Observational, prospective study in 35 students, aged between 18 and 25, at Escola Superior de Saude Dr. Lopes Dias. The volunteers were divided into two groups, with group 1 having a normal coffee and group 2 being a white brand decaffeinated, without added sugar. The procedure was divided into two phases, pre- and post-stimulant. Data were collected through the transcranial color-coded duplex sonography and the MoCa cognitive test, after free and informed consent. On the course of study was assured the principles of the Declaration of Helsinki. The following non-parametric tests were used to correlate the variables: Wilcoxon, Spearman, and Mann-Whitney. Results – Compared to baseline, in the caffeine condition there was an increase in flow variations in the middle cerebral arteries (p=0.0001), the same happened with the MoCa Test score (p=0.0001). Discussion – In the analysis of the flow of the main cerebral arteries and when performing cognitive tests, there is a significant increase in the flow under the effect of the caffeine, although this is more noticeable in the middle cerebral artery. Conclusion – The middle cerebral artery is the artery most susceptible to modifications, however, these are independent of the beverage with caffeine used, the same happens when performing the MoCa Test.porCafeínaTriplex Scan transcranianoTestes cognitivosArtérias cerebraisCaffeineTranscranial color-coded duplex sonographyCerebral arteriesCognitive testsEfeito da cafeína e testes cognitivos na avaliação hemodinâmica cerebral em jovens estudantes da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes DiasEffect of caffeine and cognitive tests on cerebral hemodynamic in young students from the Dr. Lopes Dias Superior Health Schooljournal articlehttps://doi.org/10.25758/set.489