Tarachucky, LaryssaSousa, Richard PerassiGomez, Luiz RibasMenegazzi, Douglas Luiz2018-06-102018-06-102013TARACHUCKY, L. [et al.] (2003) - Análise semiótica dos elementos da marca "Floripa Inteligente". Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. VII, n.º 13.http://hdl.handle.net/10400.11/6094Uma marca de cidade é um instrumento que faz uso de elementos gráfico-expressivos para simbolizar situações vividas em determinado lugar ou então representar o estabelecimento de diretrizes adotadas para sua promoção e desenvolvimento. O presente artigo traz uma leitura semióca da marca “Floripa Inteligente” como representação gráfica de um projeto de city branding desenvolvido pelo Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional – LOGO/UFSC. Focase na apresentação da base teórica aplicada ao desenvolvimento da marca citada tendo em vista a comunicação de um pensamento e gestão de Florianópolis como smart city como eixo de construção de suas representações gráficas.ABSTRACT : A city brand is a tool that makes use of graphic-expressive elements to symbolize situaons experienced in a certain place or advocate the establishment of guidelines adopted for its promoon and development. This paper presents a semioc reading of "Floripa Inteligente" brand as a graphic representaon of a city branding project developed by LOGO/UFSC. It focuses on the presentaon of the theorecal basis applied to the development of this brand in order to communicate a thought and management polics for developing Florianópolis as a smart city as a focus for building its graphical representations.porSemióticaBranding de CidadeCidade InteligenteIdentidade visualFloripa inteligenteSemioticsCity brandingSmart cityVisual identityAnálise semiótica dos elementos da marca "Floripa Inteligente"journal article