Martins, Ernesto CandeiasSissé, Mussa Moreira2025-01-082025-01-082024http://hdl.handle.net/10400.11/9275Trabalho de Projeto Final apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.Sendo o objetivo desta pesquisa a identificação e compreensão do projeto da vida de crianças e jovens guineenses que se encontram na Casa do Gaiato de Mirando do Corvo, abordamos, na parte inicial deste trabalho, conceções teóricas sobre as crianças e jovens para uma maior compreensão as suas particularidades e individualidades. Foi um enquadramento teórico em que abordamos sobre a identidade e a representatividade das crianças e jovens guineenses nas instituições de acolhimento, particularmente na CGMC e como parte constituinte da sociedade. Recorremos aos conceitos que tratam fundamentalmente da institucionalização das crianças e a perceção dos adultos sobre os menores e como é encarrado o dia a dia dessas crianças. Por ser o nosso campo empírico uma Casa de Acolhimento Institucional, analisamos a problemática da institucionalização, evidenciando fatores que originam esse processo, bem como a legislação portuguesa, a partir da Lei de Proteção à Infância de 1911, salientando algumas informações legislativas sobre proteção das crianças e jovens na Guiné Bissau, a qual se encontra na sua fase embrionária, a fim de compreendermos a sua organização e atuação na proteção e bem-estar das crianças e jovens. Quando se fala sobre crianças e jovens deve tomar em consideração as suas vozes e as suas participações na sociedade como atores sociais, respeitando os seus direitos, pelo que fizemos várias abordagens sobre as leis e as instituições que protegem as crianças e que participam direto ou indiretamente na vida das crianças sobretudo as mais desfavorecidas ou em situações de risco/perigo. Em sequência e por compreender a relevância social da família, da afetividade, da escola, e do trabalho na educação de crianças e jovens em situação de acolhimento, expomos essas construções como um referencial para análise do nosso objeto de estudo. Na segunda parte deste trabalho e face ao modo como um determinado paradigma permite interpretar cientificamente novos fenómenos nos processos de institucionalização, como a parte fulcral desta pesquisa razão pelo qual fizemos visita a uma das instituições de acolhimento, neste caso referimos a CGMC para interagir diretamente com as crianças institucionalizadas particularmente as da Guiné-Bissau, permitiu nos constatar os legados da Obra da Rua e conhecer de perto a realidade da CGMC e das crianças ali institucionalizadas. Enquadra-se nos parâmetros do paradigma fenomenológico-interpretativo e baseia-se em uma metodologia qualitativa e narrativa. As entrevistas semiestruturadas foram utilizadas como técnicas de recolha de informação, assim como a análise de documentos e a observação, que nos proporcionaram uma interação heurística com o fenómeno estudado. A análise de conteúdo foi realizada com uma apresentação da narrativa de cada um dos gaiatos entrevistados e uma análise transversal detalhada sobre as suas perceções de vida na Casa do Gaiato de Miranda do Corvo, após entrada e durante estadia na casa assim como de suas perceções futuras. A discussão de resultados sugere que o processo de institucionalização e oferta educativa da Casa do Gaiato de Miranda do Corvo se revelou significativamente na vida dos gaiatos entrevistados, no seu processo de (re)inserção social, designadamente em relação a uma promoção social e escolar, de preparação para a autonomia e de futura transição para o mundo do trabalho, de aquisição de competências, de uma construção de identidade e formação de um sujeito crítico. Contudo, devido à atual legislação portuguesa de promoção e proteção das crianças e jovens e por não cumprirem os requisitos legais impostos pela Segurança Social, e também por manterem a sua independência pedagógica em relação ao Estado, as Casas do Gaiato correm o risco de enfrentar mais dificuldades no seu funcionamento como instituição de amparo ou de acolhimento.Abstract: As the objective of this research is to identify and understand the life project of Guinean children and young people who are at Casa do Gaiato the Miranda do Corvo, we address, in the initial part of this work, theoretical conceptions about children and young people for a greater understanding of their particularities and individualities. It was a theoretical framework in which we addressed the identity and representation of Guinean children and young people in reception institutions, particularly at CGMC and as a constituent part of society. We resort to concepts that fundamentally deal with the institutionalization of children and adults' perception of minors and how the day-to-day lives of this social layer are handled. As our empirical field is an Institutional Shelter, we analyze the issue of institutionalization, highlighting factors that originate this process, as well as Portuguese legislation, starting from the Child Protection Law of 1911, highlighting some legislative information on the protection of children and young people in Guinea Bissau, which is in its embryonic phase, in order to understand its organization and actions in the protection and well-being of children and young people. When talking about children and young people, their voices and their participation in society as social actors must be considered, respecting their rights, which is why we have made several approaches to the laws and institutions that protect children and who participate directly or indirectly in life. of children, especially those who are most disadvantaged or in risk/dangerous situations. In sequence, and by understanding the social relevance of family, affection, school, and work in the education of children and young people in foster care, we expose these constructions as a reference for analyzing our object of study. In the second part of this work and in view of the way in which a certain paradigm allows scientifically interpreting new phenomena in institutionalization processes, as the central part of this research, which is why we visited one of the host institutions, in this case we refer to CGMC to interact directly with institutionalized children, particularly those from Guinea-Bissau, allowed us to see in situ the legacies of Obra da Rua and get to know the reality of CGMC and the children institutionalized there up close. It fits within the parameters of the phenomenological-interpretive paradigm and is based on a qualitative and narrative methodology. Semi-structured interviews were used as information collection techniques, as well as document analysis and observation, which provided us with a heuristic interaction with the phenomenon studied. The content analysis was carried out with a presentation of the narrative of each of the interviewed gaiatos and a detailed cross-sectional analysis of their perceptions of life at Casa do Gaiato de Miranda do Corvo, after entering and during their stay at the house, as well as their future perceptions. The discussion of results suggests that the process of institutionalization and educational provision of Casa do Gaiato de Miranda do Corvo revealed itself significantly in the lives of the interviewed gaiatos, in their process of social (re)insertion, particularly in relation to social and educational promotion, preparation for autonomy and future transition to the world of work, acquisition of skills, construction of identity and formation of a critical subject. However, due to the current Portuguese legislation on the promotion and protection of children and young people and because they do not comply with the legal requirements imposed by Social Security, and also because they maintain their pedagogical independence in relation to the State, Casas do Gaiato are at risk of facing more difficulties in its functioning as a support or reception institution.porProjeto de vidaCasa do Gaiato Miranda do CorvoObra do Padre AméricoJovens guineensesMedidas de Proteção e PromoçãoLife projectCasa do Gaiato Miranda do CorvoWork by Fr. AméricoYoung GuineansProtection and promotion measuresDe um sonho para uma realidade : o projeto de vida de jovens guineenses na Casa do Gaiato de Miranda do Corvo (Estudo de caso)master thesis203785975