Trindade, Augusto Daniel de OliveiraSantos, Tiago Manuel de OliveiraCosta, Marta Alexandra Rodrigues da2025-04-092025-04-092024http://hdl.handle.net/10400.11/10119Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.O presente relatório de estágio contempla duas partes: a Prática de Ensino Supervisionada, que decorreu na Academia de Música de Paços de Brandão, e o Projeto de Investigação do Ensino Artístico, vocacionado na problemática da motivação dos alunos de violino entre o 1.° e o 3.° graus. Enquanto violinistas e futuros professores, durante o nosso percurso musical, deparamo-nos com a desistência de alunos no ensino da música entre o 2.° e 3.° ciclos (6.° para o 7.° ano, equivalente ao 2.° para o 3.° grau). Contudo, alguns alunos demonstram interesse em tocar obras dos géneros Pop e Rock. Assim, no ano passado, comecei por integrar mais obras destes géneros no ensino de violino. Posto isto, considero relevante estudar esta problemática e a eventual introdução de peças destes dois géneros musicais (Pop e Rock), de modo a cativar mais alunos para o ensino da música e respetiva continuidade. Vários autores defendem que o reportório de ensino de violino deve ser mais vasto e incluir músicas que não sejam apenas “eruditas”. 0 reportório de violino precisa de uma constante renovação, uma vez que que a música que ouvimos no dia-a-dia não é só composta por “música erudita”. Além disso, acredito que os alunos precisam de ter mais oportunidades e experimentar tocar diferentes géneros. “O atual desafio para as escolas de música é maximizar a experiência de todos os alunos durante o período regulamentar, e para ajudar todos que demonstram um interesse adicional na música para além das aulas para, reconhecer o valor das suas próprias contribuições, desenvolvendo as duas habilidades individuais através de experiências e atividades primariamente sociais e culturais, e promover a confiança em participar em quaisquer atividades musicais, sejam elas em que contexto escolherem, pessoal ou social” (Lamont, Hargreaves, Marshall, & Tarrant, 2003)* *Traduçäo livre da citaçäo: “The current challenge for school music is to maximise the experience of all pupils during the statutory period, and to help all thosewho showan additional interest in music beyond the classroom to develop that, recognising the value of their own contributions, developing their individual skills through valuable social, cultural, and primarily musical experiences and acövities, and providing the confidence to partake in musical activities in whatever personal or social context they choose” (Lamont, Hargreaves, Marshall, & Tarrant, 2003)Abstract: This internship report is divided in two parts: the Supervised Teaching Practice, which took place in Academia de Mùsica de Paços de Brandäo, and The Artistic Education Research Project, that focus on the student's motivation, between the ages of 10 to 12 years old, which corresponds to, in Portugal, between the 5th and 7th grades. As violinists and future teachers, during our own musical journey, we notice students quitting their studies between thèse ages. Some students demonstrate an interest in playing songs from the Pop and Rock genres. Due to this, last year, I started to integrate more songs of thèse types of music into violin teaching. So, I consider it relevant to study this matter and the possible introduction of two kinds of music (Pop and Rock), in order to attract more pupils to the musical learning and to continue their studies. Several authors maintain that the violin repertoire should be vaster and also include non-classical music. The violin repertoire needs a constant renovation, including contemporary music and not only classical music. Besides this, I believe students need more opportunities to play and experiment with playing different genres. "The current challenge for school music is to maximise the experience of all pupils during the statutory period, and to help all those who show an additional interest in music beyond the classroom to develop that, recognising the value of their own contributions, developing their individual skills through valuable social, cultural, and primarily musical experiences and activities, and providing the confidence to partake in musical activities in whatever personal or social context they choose” (Lamont, Hargreaves, Marshall, & Tarrant, 2003).porPopRockEnsinoMúsicaViolinoTeachingMusicViolinA música Pop e Rock do século XXI como fator de motivação para os alunos de violino entre o 1.º e o 3.º grausmaster thesis203934784