Jorge, FátimaPaixão, FátimaCabrita, Isabel2012-11-192012-11-192010JORGE, Fátima ; PAIXÃO, Fátima. ; CABRITA, Isabel. (2010) - Contributos para a integração da história da matemática na formação inicial de professores. Investigación en Educación Matemática XIV. ISBN: 978-84-8409-321-3. p. 365-375.978-84-8409-321-3http://hdl.handle.net/10400.11/1519Este artigo insere-se num estudo desenvolvido no âmbito da formação inicial de professores da escolaridade básica (educação primária) com foco na resolução e exploração didáctica de problemas que ilustram usos da matemática em situação diversificadas do quotidiano social passado (problemas histéricos). Os resultados permitem-nos sustentar a relevância didáctica destes problemas e identificar algumas dificuldades à sua integração na aula de matemática. É esta discussão que aqui pretendemos fazer.porHistória da matemáticaProblemas históricosResolução de problemasFormação de professoresContributos para a integração da história da matemática na formação inicial de professoresjournal article