Peres, Maria de FátimaPaiva, Teresa MariaRaposo, Daniel2020-09-072020-09-072019PERES, Maria de Fátima Pratas; PAIVA, Teresa Maria Dias de; Raposo Daniel (Eds) – Desenvolvimento e inovação de um produto endógeno - o caso dos Azeites de Montanha. Castelo Branco: Instituto Politécnico de Castelo Branco / Instituto Politécnico da Guarda / Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela / Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior, 2019. ISBN: 978-989-8196-91-0.978-989-8196-91-0http://hdl.handle.net/10400.11/7227O livro resume as atividades do projeto "Promoção e Valorização de Azeites de Montanha CENTRO-01-0246-FEDER-000004 /6756" que teve como objetivo desenvolver um conjunto de ações vocacionadas a capitalizar o conhecimento produzido pelo IPCB e IPG em torno da valorização económica dos “Azeites de Montanha”, de forma a reforçar o posicionamento das empresas da fileira por adoção das melhores práticas e processos inovadores que concorram para a produção de azeites diferenciáveis pela sua qualidade e que potenciem características organolépticas distintas, contribuindo para a introdução de novos métodos e técnicas que irão intensificar a capacidade competitiva, a visibilidade e o reconhecimento dos “Azeites de Montanha”. Foram desenvolvidas diversas sessões técnicas (em olival, em lagar e em sala), os estudos de azeites com métodos rápidos e de caracterização sensorial, a produção de cartas de índice de vegetação, a estratégia e unidade demonstradora de marketing, que culminarão no website, em produção de vídeos, manuais de boas práticas e em livro de apresentação de resultados.porAzeite de MontanhaMarca Azeites de MontanhaTecnologias e técnicas inovadoras na produção dos azeites de montanhaCaraterísticas organoléticas e nutricionais dos Azeites de MontanhaHarmonização dos azeites virgem extra na gastronomiaGestão de marketing no âmbito dos Azeites de MontanhaAplicação de técnicas de espetroscopia no infravermelho na caraterização de “Azeites de Montanha”Caracterização química e nutricional de “Azeites de Montanha”Desenvolvimento e inovação de um produto endógenobook