Santos, Tânia Raquel FarinhaGil, HenriqueHonório, Samuel2018-07-162018-07-162018SANTOS, Tânia ; GIL, Henrique ; HONÓRIO, Samuel (2018) - Os efeitos da prática da Nintendo Wii® no desenvolvimento de crianças da Educação Pré-Escolar : contributo de uma investigação na Prática Supervisionada. In Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), 13, Cáceres, 13-16 junio : actas. Cáceres: AISTI. p. 1-4978-989-98434-8-6 (eletronico)978-1-5386-4885-8http://hdl.handle.net/10400.11/6118A investigação realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico teve como intuito verificar os efeitos da utilização da Nintendo Wii® no desenvolvimento de crianças da Educação Pré-Escolar. Optámos por combinar dois grandes paradigmas de investigação: qualitativo e quantitativo. A metodologia mista combinou investigação-ação e estudo de caso de carácter exploratório. Na recolha de dados foram utilizadas diversas técnicas e instrumentos: observação participante; notas de campo; meios audiovisuais; Bateria Psicomotora (BPM); entrevista semiestruturada a três Educadoras de Infância e inquéritos por questionário aos Encarregados de Educação. A amostra foi composta por 11 crianças (6 do grupo experimental e 5 do grupo de controlo) de um grupo de cinco anos. A implementação decorreu em sete sessões, utilizando-se a Nintendo Wii® e respetivos acessórios (2 Wii Remote e 1 Balance Board). Os resultados desta investigação apontam para um contributo da Nintendo Wii® no âmbito da Educação Física em crianças do Pré-Escolar, contribuindo para o aperfeiçoamento de habilidades motorasThe research carried out in the scope of the Master's Degree in Early Childhood Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education had the purpose of verifying the effects of the Nintendo Wii® practice in the development of children of Pre-School Education. We have chosen to combine two major research paradigms: qualitative and quantitative. The mixed methodology combined action research and exploratory case study. In the collection of data, several techniques and instruments were used: participant observation; field notes; audiovisual media; Psychomotor Battery; semistructured interview to three Kindergarten Educators and questionnaires to the Educators. The implementation of this study was carried out in seven sessions, using the Nintendo Wii® and its accessories (2 Wii Remote and 1 Balance Board). The results of this investigation point to a contribution of Nintendo Wii® in the scope of Physical Education in Pre-School children, contributing to the improvement of motor skills.porEducação FísicaMotricidade infantilNintendo Wii®Tecnologias de Informação e ComunicaçãoChild motricityInformation and Communication TechnologiesPhysical EducationNintendo Wii®.Os efeitos da prática da Nintendo Wii® no desenvolvimento de crianças da Educação Pré- Escolar : contributo de uma investigação na Prática SupervisionadaThe effects of the practice of Nintendo Wii® in the development of children in Pre-school Education : contribution of an investigation to Supervised Practicejournal article10.23919/CISTI.2018.8399392