Martins, Ernesto Candeias2011-09-202011-09-202009-07MARTINS, Ernesto (2009) - A escola como espaço gerador de cultura ‘de’ e ‘para’ a cidadania. Plures humanidades. ISSN 1518-126X. Ano 10, nº 12, p. 13-34.1518-126Xhttp://hdl.handle.net/10400.11/834O tema da educação para a cidadania é uma preocupação actual de todas as sociedades democráticas, das instituições escolares e das famílias. A cidadania, sendo um estatuto político, cívico e de prática social, constitui o que melhor ilustra o suporte ético do mundo actual. O autor aborda em três pontos o papel dos espaços escolares como geradores de uma cultura para a cidadania. No primeiro ponto abordar as questões conceptuais relacionadas com o conceito de ‘cidadania’ e da formação do cidadão, para num segundo ponto aprofundar o papel da escola na educação para a cidadania activa. No ponto seguinte defende a ideia de que a escola, com os seus espaços educativos, promove uma cultura comunitária que implica a construção da ‘cidadania’ como uma tarefa educativa, que envolve toda a comunidade, por razões de identidade e vínculo social do indivíduo.porCidadaniaEspaço escolarIdentidadeEducação para a cidadaniaCulturaA escola como espaço gerador de cultura ‘de’ e ‘para’ a cidadaniajournal article