Amiguinho, AbílioNeves, Eva Branquinho2015-11-302015-11-302012http://hdl.handle.net/10400.11/3132Dissertação apresentada a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.Este trabalho-projeto pretende avaliar a que nível o relacionamento entre os alunos e um professor pode afetar o comportamento dos primeiros em contexto de sala de aula. Serve-se de observações e reflexões conjuntas para que todos os implicados tenham consciência da atuação de cada parte no desenvolvimento de competências sociais. Do resultado desta fase de caraterização da relação professor-alunos nasce o desenho de sessões de desenvolvimento de competências interpessoais, implicando todos os envolvidos neste contexto, pretendendo consequências ao nível da otimização do ambiente em sala de aula, redução de comportamentos de indisciplina e uma maior produtividade para todos os envolvidos.Abstract: This work pretends to evaluate at which level the relationship between students and teacher can affect first undisciplined behavior in the classroom. It uses observations and gathered reflections so that each one involved become aware of each other actions in the development of social skills. From the result of this teacher-students relationships characterization phase, is born the drawing of sessions for social skills development, concerning all that are involved in this context, aiming to achieve the optimization of the classroom environment, the reduction of undisciplined behavior and a higher level of productivity for all.porIndisciplinaSala de aulaRelaçãoProfessorAlunoIndisciplineClassroomRelationshipProfessorStudentA importância da relação professor-alunos no controlo da indisciplinamaster thesis