Martins, Ernesto Candeias2012-03-302012-03-302010-12MARTINS, Ernesto (2010) - A lógica das parcerias na relação “escola – poder local” no contexto educativo português. Montagem. ISSN 0104-4826. Ano 12, nº 12, p. 41-52.0104-4826http://hdl.handle.net/10400.11/1237Neste estudo é tratado o paradigma da relação ‘escola – comunidade educativa’ no sistema educativo português, destacando a importância das parcerias na política educativa local, no contexto da descentralização educativa. Valoriza as lógicas de acção e de participação dos actores educativos no modelo de autonomia das escolas, principalmente na relação ´escola – poder local’ na promoção da qualidade da educação/ensino. Aponta que o papel das autarquias na área da educação está regulamentado no Quadro de transferências de Atribuições e Competências do poder central para o poder local. Percebe-se que na prática percebemos que essa intervenção do poder local na educação se processa numa perspectiva instrumental para o desenvolvimento local e para a coesão social. Destaca que a relação ‘escola – poder local’ desenvolve-se numa interacção participativa de laços redutores e promotores de dinâmicas educativas na dimensão local. O enquadramento da intervenção das autarquias insere-se numa matriz de política educativa local que por vezes é problemática.porAutonomia da escolaParcerias educativasPartenariadoPolitica educativa escola-poder localParticipação dos actores educativosA lógica das parcerias na relação “escola–poder local” no contexto educativo portuguêsjournal article