Neves, João Vasco MatosMarques, Rodrigo Oliveira2022-01-052022-01-0520212021http://hdl.handle.net/10400.11/7816Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.A crescente aposta sentida pelas empresas e marcas em comunicação digital resultou também numa gradual necessidade sentida por parte dos designers em ter noções de programação para desempenharem o seu trabalho e consequentemente a um problema que é a falta dessas mesmas noções de programação por parte dos mesmos. Na perspetiva de solucionar este problema pretende-se primeiramente perceber se existe realmente uma necessidade por parte dos designers de comunicação em terem noções de programação, realizando um estágio na empresa Hi-interactive, empresa reconhecida nas áreas de design de comunicação, UX/UI design e desenvolvimento de experiências, localizada em Lisboa. Para além disso pretende-se perceber também de que forma a programação condiciona e influencia o processo criativo e perceber que bases da programação serão as mais importantes um designer saber, avaliando também os métodos de aprendizagem já existentes e explorando algumas alternativas mais simples de o poderem fazer. A investigação é executada através da utilização da metodologia intervencionista e não intervencionista. Cruzando assim os dados obtidos através do desenvolvimento prático, através dos projetos elaborados durante o estágio, o estudo do caso Hiinteractive e a analise da informação obtida. Com esta investigação pretende-se chegar a uma conclusão no que toca à existência real desta necessidade e no caso de existir pretende-se entender qual o método mais fiável de o poder solucionar.porDesign de comunicaçãoProgramaçãoComunicação digitalProgramação no design de comunicação : caso de estudo hi-interactivemaster thesis202840123