Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira CorreiaCosta, Maria João Leonardo da2019-05-152019-05-1520192019http://hdl.handle.net/10400.11/6524Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto.O presente relatório incide sobre a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música, variante de Formação Musical e Música de Conjunto. Na primeira parte do relatório aborda-se o trabalho desenvolvido na prática de ensino supervisionada, apresentando a caraterização da escola e meio envolvente em que o estágio foi realizado e, também, uma síntese da prática pedagógica, quer de Formação Musical, quer de Música de Conjunto, onde são incluídos os objetivos gerais, caraterização das turmas e as planificações/reflexões das aulas lecionadas, bem como uma reflexão crítica acerca da prática pedagógica. A segunda parte consiste no projeto de investigação-ação implementado num grupo de alunos de 3º ano de Iniciação Musical, da Academia de Música de Santa Cecília, visando averiguar se a diversidade métrica promove, através da intermediação prática da própria investigadora/professora, uma melhoria da aprendizagem das métricas usuais binária e ternária. É apresentada a metodologia de ensino-aprendizagem aplicada nesta investigação e descrito o estudo exploratório realizado, o qual pretende apurar se as estratégias aplicadas pela investigadora, mais precisamente o desenvolvimento de atividades de sala de aula com recurso a canções e cantos rítmicos em métricas não usuais, multimétricas e/ou multitemporais, promovem a melhoria da aprendizagem ao nível das métricas usuais binária e ternária. Por fim é feita uma avaliação e reflexão dos resultados obtidos.Abstract : The current report focuses on the Supervised Teaching Practice Course of the Master’s in Music Education Unit, variant Aural Training and Ensemble Class. The first part of this report it’s an approach to the work developed in supervised teaching practice, presenting the characteristics of the school and the surrounding environment in which the internship was carried out. It synthetises the pedagogical practice, both Aural Training and Ensemble Class, including general goals, class characterization and the taught classes planning/reflection, as well a critical reflection on the pedagogical practice. The second part consists on the implementation of an action-research project in a group of third-class music initiation students, in Academia de Música de Santa Cecília, aiming to verify if musical diversity promotes, through the investigator/teacher intermediation, an improvement of the usual binary and ternary meters learning. It consists in a presentation of the teaching - learning methodology applied in this investigation, as well as a description of the exploratory research developed, in which is questioned if the applied strategies, more precisely the developed classroom activities using songs and chants in unusual, multimetric/multitemporal meters promote the improvement of both binary ant ternary usual meters learning. It concludes with the results analysis and reflection.porFormação musicalDiversidade métricaMétricas usuaisMétricas não usuaisMovimentoAural trainingMeter diversityUsual metersUnusual metersMovementA diversidade métrica e sua influência na aprendizagem musicalmaster thesis202246205