Raposo, Daniel2023-03-172023-03-172021RAPOSO, D. (2021) - Cultura, design, competitividade e inovação empresarial. IPCB CAMPUS : Revista do Instituto Politécnico de Castelo Branco. ISSN 1647-9335. Ano 11, 19, p. 32-43.1647-9335http://hdl.handle.net/10400.11/8417O design e a gestão empresarial têm uma relação intrínseca e de longa data, que teima em não ser explícita, reduzindo-se erradamente o design ao desenho, ao embelezamento dos objetos ou à arte aplicada. Neste breve manuscrito de revisão bibliográfica, procura-se aferir como tais problemas de perceção sobre a natureza do design interferem diretamente na tomada de decisão por parte das empresas, tendo como consequência uma redução da eficácia do investimento em design e na perceção pública das próprias organizações. Em parte, o design, enquanto atividade profissional, surgiu por necessidade e solicitação das empresas, nomeadamente no contexto da Revolução Industrial. Dito de outro modo, a substituição dos métodos de produção artesanais ou de manufatura por máquinas capazes de produção em massa conduziu ao surgimento das empresas, cujas necessidades fomentaram o surgimento do design (Souto, 2009; Heskett, 2002).porDesignGestão empresarialCultura, design, competitividade e inovação empresarialjournal article