Ruivo, JoãoMesquita, Helena2011-01-132011-01-132010RUIVO, João ; MESQUITA, Helena (2010) - Educação e formação na sociedade do conhecimento. Aula. Revista de Pedagogía de la Universidad de Salamanca. ISSN 0214-3402. Nº 16, p. 201-214.0214-3402http://hdl.handle.net/10400.11/503A evolução das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) imprimiu uma dinâmica de transformação na educação e na escola pública. A utilização indiscriminada do computador pessoal inundou as nossas escolas de trabalhos do tipo «seleccionar tudo, copiar e colar». A escola pública contribui para atenuar a exclusão digital, porém a formação dos professores nestas matérias deve ser considerada prioritária, já que as TIC na educação, bem como a informação por elas disponibilizada, correspondem à descoberta de uma nova dimensão pedagógica. Uma dimensão pedagógica activa, que incorpora as exigências da sociedade do século XXI, que confere às novas tecnologias um papel de relevo, enquanto mediadoras do acto educativo.porTICSociedade do conhecimentoEducaçãoPolíticas educativasEducação e formação na sociedade do conhecimentojournal article