Ruivo, Miguel2010-09-082010-09-082007RUIVO, Miguel (2007) - O discurso simbólico da publicidade e a homogeneização social: os anúncios segundo Marshall McLuhan. Gestin. ISSN 1645-2534. Ano III, N.º 4/5, p. 259-266.1645-2534http://hdl.handle.net/10400.11/354O presente artigo constrói-se em torno da análise e comentário do capítulo Anúncios: Preocupando-se Com os Vizinhos da obra Os Meios de Comunicação Como Extensões do homem de Marshall McLuhan, em que este trata a questão da homogeneização social que supostamente o discurso simbólico da publicidade promove ou facilita aos espectadores/consumidores. A partir daqui são também efectuadas algumas reflexões acerca não só desta temática específica em si, como também acerca do papel social que a publicidade pode assumir nos nossos dias e da consciência que os consumidores têm, ou devem ter, no século XXI, da sociedade de consumo em que, cada vez mais, vivemos.porPublicidadeNormalização socialMarshall McLuhanO discurso simbólico da publicidade e a homogeneização social: os anúncios segundo Marshall McLuhanjournal article