Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões daCarvalhinho, Miguel Nuno MarquesSilva, Tito Manuel Gomes de Sousa e2018-02-172018-02-1720172017http://hdl.handle.net/10400.11/5937Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto.Este relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música e engloba duas partes. A primeira parte apresenta a prática de ensino supervisionada, assim como todos os seus elementos, seja a caracterização da instituição que a acolheu seja o meio envolvente e a escola de ensino artístico de música, seja a caraterização das turmas e o plano anual das aulas. A partir daqui, surgem planificações de aulas, a título exemplificativo e por período, e as sínteses e reflexões de todas as aulas lecionadas, quer de Instrumento quer da Classe de Conjunto. A segunda parte foca o trabalho de investigação sob o tema O Impacto do Festival/Concurso Internacional de Guitarra de Amarante no Contexto Local e Nacional e no Ensino da Guitarra Clássica que pretende analisar o festival em si mesmo, perante a comunidade e enquanto incrementador do ensino e aprendizagem da Guitarra Clássica. Já que o Festival/Concurso Internacional de Guitarra de Amarante, a caminho da terceira edição no corrente ano de 2017, organizado pelo Centro Cultural de Amarante Maria Amélia Laranjeira e no qual temos estado envolvido, surgiu pela necessidade de colmatar a falta de oferta a nível formativo para os alunos de Guitarra Clássica do Centro Cultural de Amarante e pretendeu estabelecer-se como um evento guitarrístico de referência em Portugal, nada faria mais sentido, para nós, do que tomarmos como questão condutora do estudo: Qual o impacto do Festival/Concurso Internacional de Guitarra de Amarante, no contexto de aprendizagem de guitarra no Centro Cultural de Amarante e no contexto guitarrístico local e nacional? A investigação que desenvolvemos pretendeu também constituir-se como reflexão sobre o percurso do festival até agora, servindo, nomeadamente, como “barómetro” para as futuras edições e sobre o seu papel no ensino e aprendizagem da Guitarra Clássica, na instituição que o acolhe.Abstract : This report integrates the Master’s degree in Music Teaching and it encompasses two parts. The first part presents the supervised teaching practice as well as all its elements namely the institution that has hosted it and also the surrounding environment. From here and from its description, the lessons planning, summaries and reflection will follow up. The second part emphasis the research work under the theme “The Impact of the Amarante International Guitar Festival and Competition in the Local and National Context in the Classical Guitar Teaching” and intends to analyse the festival itself, before the community and as a booster of the teaching and learning of the classical guitar. The Amarante International Guitar Festival and Competition, on is third edition in the present year, organised by the Maria Amélia Laranjeira Amarante Cultural Centre, in which we have been involved, has appeared by the need to fill in the lack of offer concerning the academic formation of the guitar students of the Amarante Cultural Centre. The festival had also intended to be establish as a benchmark in what concerns guitar events in Portugal. For these reasons it would make more sense to carry out this study. This research work expects to be a reflection about the festival’s trajectory so far, serving also as the barometer to future editions.porGuitarra clássicaAprendizagemFestival/Concurso Internacional de Guitarra de AmarantePrática de ensino supervisionadaClassical guitarTeaching and learningAmarante International Guitar Festival and CompetitionSupervised teaching practiceO impacto do Festival/Concurso Internacional de Guitarra de Amarante no contexto local e nacional e no ensino de Guitarra Clássicamaster thesis201881659