Alves, Maria Manuela da Silva Claro de Andrade2010-04-302010-04-302009-12ALVES, Maria Manuela da Silva Claro de Andrade - Transição para a vida pós-escolar de alunos com NEE : perspectivas sobre duas realidades escolares. Castelo Branco : IPCB, 2009. 203 p. Dissertação de Mestradohttp://hdl.handle.net/10400.11/177Este estudo enquadra-se numa abordagem compreensiva acerca da transição para a vida pós-escolar de alunos com necessidades educativas especiais, tendo como objectivo indagar sobre os factores que determinam o processo. Procura-se entender as formas de actuação nas duas escolas, através das acções desenvolvidas pela escola, comunidade, as barreiras e facilitadores e quais os reflexos que a participação/envolvimento no processo dos diferentes intervenientes pode acarretar em termos de aquisição de competências e de futuro. A Escola tem vindo a modificar o seu modo de actuar, de molde a dar uma resposta mais adequada às necessidades educativas dos alunos. No entanto, esta resposta difere consoante a realidade e nem sempre é a mais eficaz em termos de transição. A resolução deste problema passa pela conformidade da escola às necessidades reais dos alunos, investindo no apoio e formação pré e profissional dos jovens e, pelo incremento de formas de actuação colaborativas, extensivas à comunidade.porEscola inclusivaNecessidades Educativas EspeciaisTransição para a vida pós-escolarCurrículos funcionaisPlano individual de transiçãoProgramas de apoio à transiçãoTransição para a vida pós-escolar de alunos com NEE : perspectivas sobre duas realidades escolaresmaster thesis