Pereira, Cristina2011-06-022011-06-022002PEREIRA, Cristina (2002) - Concepções implícitas do professor e mudanças educativas - que papel para a formação inicial de professores?. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação. ISSN 0873-0504. Ano VIII, n.º 13, p. 9-20.0873-0504http://hdl.handle.net/10400.11/696Numerosas pesquisas têm demostrado que as concepções implícitas do professor influenciam a forma como ensina e as suas opções metodológicas, interagindo de uma forma dinâmica com os contextos em que está envolvido. Tendo como base conceptual alguns dos pressupostos do “paradigma do pensamento do professor”, este artigo pretende reflectir sobre as condições e as estratégias de mudança conceptual, no âmbito da formação inicial de professores. A esse propósito apresentam-se os resultados de algumas investigações que, identificando alguns limites e dificuldades nos processos de mudança, apontam, de uma forma evidente, para uma relação dinâmica e, por vezes, conflitual, entre as concepções implícitas do professor sobre os processos de ensino-aprendizagem e os seus comportamentos pedagógicos.porEstratégias de mudança conceptualFormação inicial de professoresProcessos de ensino aprendizagemConcepções implícitas do professor e mudanças educativas : que papel para a formação inicial de professores?journal article