Neves, MarcoLeal, Daniela2019-02-072019-02-072018NEVES, Marco ; LEAL, Daniela (2018) - Design de interação e o desenvolvimento do jogo para crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção dos 6 aos 10 anos. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 646 - 9054. Vol. XI, nº 22, p. 1-10.1646 - 9054http://hdl.handle.net/10400.11/6379A perturbação de hiperatividade e défice de atenção (PHDA) começa por manifestar os seus sintomas desde a fase pré-escolar e caracteriza-se pela constatação de níveis inapropriados de desatenção, impulsividade e hiperatividade, comparativamente com indivíduos da mesma idade ou grau de desenvolvimento. As características comportamentais presentes nas crianças com PHDA, causam impactos negativos quer em ambiente escolar, como familiar, trazendo problemas de insucesso escolar, dificuldades de organização e de relacionamento com os outros. As técnicas que têm sido adotadas pelos profissionais de saúde mostram resultados positivos na melhoria dos comportamentos destas crianças, no entanto, os recursos qualificados e materiais utilizados como intervenção na PHDA, são pouco abrangentes. Foi efetuada uma revisão da literatura principal sobre a PHDA, associando o fenómeno ao design de comunicação e suas possíveis vantagens. Foi desenvolvido um jogo de tabuleiro composto por elementos didáticos que pretendem ser integrados no plano multimodal das crianças com PHDA dos 6 aos 10 anos de idade, com o objetivo de melhorar os seus sintomas e a sua vida. Na finalização da investigação, obteve-se um projeto que teve por base indicações dadas por profissionais, que responde às necessidades dos utilizadores, auxiliando e melhorando na gestão dos seus comportamentos e emoções.ABSTRACT : Attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) begins to show its symptoms from the pre-school stage and is characterized by the finding of inappropriate levels of inattention, impulsivity and hyperactivity, compared to individuals of the same age or degree of development. The behavioral characteristics present in children with ADHD cause negative impacts in both school and family environments, leading to problems of school failure, organizational difficulties and relationships with others. The techniques that have been adopted by health professionals show positive results in improving the behavior of these children, however, the qualified resources and materials used as intervention in the PHDA are not very comprehensive. A review of the main literature on the PHDA was carried out, associating the phenomenon with the communication design and its possible advantages. It was developed a board game composed of didactic elements that intend to be integrated in the multimodal plan of children with ADHD from 6 to 10 years of age, with the aim of improving their symptoms and their life. At the end of the research, a project was obtained based on professional advice, which responds to the needs of users, helping and improving the management of their behavior and emotionsporDesign de comunicaçãoDesign de interaçãoPerturbação de hiperatividade e défice de atençãoCriançasCommunication designInteraction designAttention deficit hyperactivity disorderChildrenDesign de interação e o desenvolvimento do jogo para crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção dos 6 aos 10 anosInteraction design and game development for children with attention deficit hyperactivity disorder from 6 to 10 years oldjournal article