Jorge, FátimaCabrita, IsabelPaixão, Fátima2012-06-292012-06-292010JORGE, Fátima ; CABRITA, Isabel ; PAIXÃO, Fátima (2010) - Exploração didáctica de problemas históricos : da formação inicial de professores à aula de matemática. In XXI Seminário de Investigação em Educação Matemática, Lisboa : APM, 4-5 de Setembro. Actas. p 438-450.http://hdl.handle.net/10400.11/1319Apresenta-se uma experiência inovação da história da matemática na formação inicial de professores da educação básica que conduziu à sua exploração didáctica em turmas do 6ª ano de escolaridade. Das conclusões, destaca-se que o recurso a problemas matemáticos do passado, tanto de carácter aplicado como recreativo, afigura-se como uma via com muitas potencialidades para um ensino mais humanizado da disciplina.porHistória da matemáticaProblemas históricosResolução de problemasFormação de professoresExploração didáctica de problemas históricos : da formação inicial de professores à aula de matemáticajournal article