Nunes, SaraGarcia, Ana Rita2011-01-202011-01-202010NUNES, Sara ; GARCIA, Ana (2010) - Estudantes do Ensino Superior : as relações pessoais e interpessoais. Gestin. ISSN 1645-2534. Ano VIII, N.º 8, p. 195-203.1645-2534http://hdl.handle.net/10400.11/514A transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior implica necessariamente a superação de um conjunto heterogéneo de desafios. A par das mudanças desenvolvimentais inerentes à fase final da adolescência e à entrada na vida adulta, o ingresso no Ensino Superior obriga, muitas vezes, ao afastamento do espaço de vida familiar e à necessidade de novas formas de organização do tempo. Esta nova etapa de vida é marcada por uma evolução ao nível da autonomia, da construção de identidade, do desenvolvimento das relações interpessoais e do sentido da vida. Todos estes factores intervêm de forma decisiva no desenvolvimento pessoal e interpessoal do estudante. Neste trabalho, apresentam-se os resultados da avaliação das dimensões Pessoal e Interpessoal numa amostra de 104 alunos que ingressaram no IPCB em 2006/07. Foram inquiridos em Novembro de 2006 (no início do 1º ano) e em Maio de 2008 (a finalizar o 2º ano). Os resultados obtidos apontam para uma percepção globalmente positiva dos alunos relativamente à sua transição e integração académica no IPCB, obtendo-se pontuações médias mais elevadas na dimensão Interpessoal do que na Pessoal.porEnsino superiorAdaptação académicaTransição académicaDimensão pessoalRelações interpessoaisEstudantes do ensino superior : as relações pessoais e interpessoaisjournal article