Fonte, Vera Maria Seco Afonso daVieira, Luís Agostinho PinheiroFerreira, Samuel Martins2025-07-092025-07-092025http://hdl.handle.net/10400.11/10211Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música – Instrumento e Música de Conjunto.O presente relatório de estágio descreve, primeiramente, o percurso e experiências pedagógicas decorridas durante o período de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. A segunda parte reporta o projeto de investigação, que tem como principal objetivo explorar a interseção entre o jazz e o ensino da trompa no contexto português. O relato da Prática de Ensino Supervisionada apresenta uma descrição, análise e reflexão sobre as experiências pedagógicas do autor como docente de trompa e classe de conjunto na Academia de Música de Castelo de Paiva, no ano letivo 2023/2024. O estágio incidiu sobre um aluno do 8.º grau e um quarteto de trompas, para os quais se procuraram explorar metodologias de ensino adaptadas às necessidades dos estudantes. A instituição de acolhimento, com um ambiente rico em recursos, proporcionou uma base sólida para o desenvolvimento pedagógico, incluindo oferta curricular abrangente em cursos de iniciação, básico e secundário, em regimes articulado e supletivo. O projeto de investigação reportado na segunda parte centra-se no estudo da presença e evolução da trompa no jazz em Portugal. Embora tradicionalmente associada à música clássica, a trompa ganhou espaço no jazz a partir dos anos 1940, com músicos como Julius Watkins (1921-1977). Este género, caracterizado pela improvisação e complexidade harmónica, representa um desafio e uma oportunidade pedagógica para trompistas. A presente investigação explora o jazz como potencial ferramenta para o enriquecimento da aprendizagem da trompa em Portugal, promovendo criatividade, adaptabilidade técnica e exploração de novos repertórios. O estudo explora ainda a possibilidade de integração do jazz nos currículos e a necessidade de formação especializada para. Para esse efeito, foram conduzidos questionários e entrevistas a músicos e pedagogos renomados, foram recolhidos planos curriculares de instituições musicais portuguesas, e foi organizado um estudo prático com dois alunos, com idades entre os 15 e os 17 anos, com a finalidade de compreender o impacto do jazz no desenvolvimento técnico e expressivo de alunos de trompa. Após a analise dos resultados das metodologias adotadas, é possível afirmar que existe um certo nível de interesse por parte dos alunos em aprender algo diferente, além das bases clássicas que geralmente são lecionadas nas escolas de música portuguesas.Abstract: This research focuses on the theme "Jazz and Its Influence on French Horn Teaching in Portugal." It explores the intersection between jazz and French horn education in the Portuguese context, divided into two main parts. The first part describes the Supervised Teaching Practice carried out at the Academia de Música de Castelo de Paiva, while the second examines the influence of jazz on the pedagogy and performance of the horn. The Supervised Teaching Practice details the author's pedagogical experiences as a horn and ensemble class teacher. The practicum focused on an 8th-grade horn student and a horn quartet, addressing teaching techniques tailored to the students' needs. Highlights include detailed lesson planning, post-class reflections, and the integration of diverse repertoires. The Academia de Música de Castelo de Paiva, with its resource-rich environment, provided a solid foundation for pedagogical development, offering a comprehensive curriculum spanning introductory, basic, and secondary courses in both articulated and supplementary systems. The second part of the study centres on the presence and evolution of the horn in jazz. Although traditionally associated with classical music, the horn began to gain prominence in jazz in the 1940s, with musicians like Julius Watkins. This genre, characterized by improvisation and harmonic complexity, represents both a challenge and a pedagogical opportunity for horn players. The dissertation explores how jazz enriches horn learning in Portugal, fostering creativity, technical adaptability, and exploration of new repertoires. The study also highlights the integration of jazz into curricula and the need for specialized teacher training through various research methodologies. To this end, surveys and interviews were conducted with renowned musicians and educators, curricular plans from Portuguese music institutions were collected, and a practical study with two students, with ages between 15 and 17, was organized to understand the impact of jazz on the technical and expressive development of horn students. After analyzing the results of the methodologies adopted, it is possible to affirm that there is a certain level of interest from the students in learning something different, in addition to the classical bases that are generally taught in Portuguese music schools.porTrompaJazzEnsino vocacional da músicaPortugalHornMusic educationO jazz e a sua Influência no ensino da trompa em Portugalmaster thesis203968158