Martins, Ernesto Candeias2021-09-282021-09-282021-09-18Martins, Ernesto Candeias (2021) -Educação para as emoções em alunos do ensino básico português: desenvolvimento das habilidades (socio)emocionais. Boletim Técnico da SENAC (Rio de Janeiro), vol. 47, nº 1 (jan./abril), p. 1-18.http://hdl.handle.net/10400.11/7671O estudo de teor qualitativo (estudo de caso) aborda no seu escopo as emoções e habilidades socioemocionais em alunos portugueses com dificuldades de aprendizagem de duas escolas do ensino básico com aplicação de um programa. Os objetivos foram: compreender como os alunos lidam com as emoções; analisar a relação das dificuldades de aprendizagem com o estado emocional; valorizar a educação para as emoções na escola; desenvolver inteligência emocional nos alunos. As técnicas de recolha de dados foram: entrevistas semiestruturadas; observação participante; intervenção; focus group; notas de campo. Os resultados mostraram melhoria nas relações, nas habilidades emocionais e no desempenho escolar.The qualitative study (case study) addresses in its scope the emotions and socioemotional skills in Portuguese students with learning difficulties from two elementary schools with the application of a program. The objectives were: to understand how students deal with emotions; to analyze the relationship of learning difficulties with emotional state; to valorize education for emotions at school; to develop emotional intelligence in students. Data collection techniques were: semi-structured interviews; participant observation; intervention; focus group; field notes. The results showed improvement in relationships, emotional skills, and school performance.El estudio de contenido cualitativo (estudio de caso) aborda en su alcance las emociones y habilidades socioemocionales en estudiantes portugueses con dificultades de aprendizaje de dos escuelas primarias con aplicación de un programa. Los objetivos fueron: comprender cómo los estudiantes lidian con las emociones; analizar la relación de las dificultades de aprendizaje con el estado emocional; valorar la educación para las emociones en la escuela; desarrollar inteligencia emocional en los estudiantes. Las técnicas de recolección de datos fueron: entrevistas semiestructuradas; observación participante; intervención; grupo de discusión; notas de campo. Los resultados mostraron una mejora en las relaciones, las habilidades emocionales y el rendimiento escolar.porHabilidades socioemocionaisEducação para emoçõesDificuldades de aprendizagemEnsino básico potuguêsSocio-emotional skillsEducation for emotionsLearning difficultiesBasic education.Habilidades socioemocionalesEducación para las emocionesDificultades de aprendizajeEscuela primariaEducação para as emoções em alunos do ensino básico português: desenvolvimento das habilidades (socio)emocionaisjournal articlehttps://doi.org/10.26849/bts.v47i1.867