Buescu, Helena CarvalhãoGonçalves, Teresa2013-07-102013-07-1020131995http://hdl.handle.net/10400.11/1991Dissertação de Mestrado em Literatura Comparada, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.Partindo da problematização das relações entre literatura e cinema, debruçamo-nos em particular sobre Manhã Submersa, romance e filme, respetivamente de Vergílio Ferreira e Lauro António. Ações, personagens e espaços estruturam-se diferentemente no texto literário e no fílmico. Recorrendo a estratégias de redução, introdução e alteração, o realizador cria novas combinações que atenuam e quase elidem a problemática existencialista patente no romance e que acentuam a crítica sociopolítica que predomina na adaptação. Também o processo narrativo é diferente nos dois textos. Oferecendo o romance uma narração em primeira pessoa, feita por um narrador autodiegético, instaura-se desde o início uma narrativa retrospetiva de acontecimentos passados, vistos pela ótica pessoal e subjetiva do narrador/personagem principal. Oferecendo o texto fílmico uma narração em terceira pessoa, cria-se um efeito de presentificação dos factos narrados, apagando a subjetividade do narrador e produzindo um efeito realista de apresentação dos acontecimentos de forma mimética. Trata--se, pois, de dois textos que, obviamente, mantendo relações de semelhança e de dependência (o segundo é uma adaptação do primeiro), são também bastante diferentes e autónomos.porTexto narrativo literário e fílmicoLiteratura comparadaNarratologiaNarração no texto fílmicoManhã submersa o romance e o filmemaster thesis