Cachapuz, AntónioPaixão, FátimaLopes, BernardinoGuerra, Cecília2012-06-112012-06-112008CACHAPUZ, António [et al.] (2008) - Do estado da arte da pesquisa em educação em ciências : linhas de pesquisa e o caso “Ciência-Tecnologia-Sociedade”. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. ISSN 1982-5153. Vol. I, n.º 1, mar., p. 27-49.1982-5153http://hdl.handle.net/10400.11/1293Neste artigo apresenta-se parte de um estudo mais amplo que pretende contribuir para uma melhor compreensão do estado da arte da pesquisa em Educação em Ciência através da análise crítica dos artigos mais citados, publicados ao longo de uma década (1993-2002), em três das revistas de maior circulação internacional. Evidencia-se como evoluíram as principais linhas de pesquisa, sendo possível realçar uma tendência para o enfraquecimento de linhas centradas na Psicologia da Educação, como a aprendizagem de conceitos, e para o fortalecimento de linhas centradas na Filosofia e Sociologia da Ciência e em abordagens multidisciplinares. O caso da linha CTS é disso um bom exemplo, pelo que induziu uma análise mais pormenorizada.porPesquisa em educação em ciênciaLinhas de pesquisaCiência-Tecnologia-SociedadeOrientações da pesquisaPerspectivas CTSDo estado da arte da pesquisa em educação em ciências : linhas de pesquisa e o caso “Ciência-Tecnologia-Sociedade”journal article