Paixão, Fátima2010-11-112010-11-112003PAIXÃO, Fátima Carmona Simões da (2003) - História e Filosofia da Ciência: Construir uma Nova Imagem de Ciência na Formação de Professores. Castelo Branco : Escola Superior de Educação. 54 f. Provas Públicas apresentadas à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Brancohttp://hdl.handle.net/10400.11/430Lição apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para concurso de acesso à categoria de Professor-Coordenador para a Área Científica de Supervisão e Didáctica das Ciências.Clarificam-se as correntes atuais da filosofia da ciência e em particular as suas direcções mais recentes, baseadas na história da ciência. Defende-se que a história da ciência representa um contributo muito relevante para a educação em ciência e, por isso mesmo, também para a formação de professores. Como exemplo, apresenta-se a controversa construção histórica da ideia de conservação da massa nas reacções químicas.porHistória e filosofia da ciênciaEducação em ciênciaFormação de professoresConservação da massa nas reacções químicasHistória e filosofia da ciência : construir uma nova imagem de ciência na formação de professoreslecture