Martins, Ernesto CandeiasUniversidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, Brasil2025-07-302025-07-302024-07-11Martins, Ernesto Candeias (2025)). - Perceções dos adolescentes portugueses do 3º Ciclo do Ensino Básico sobre as situações de indisciplina escolar na aula (Estudo de Caso) -Mal-Estar e Sociedade (Revista Brasil), v. 15, n. 1, p. 145-163, jan.-jun. ISSN 1983 6651.1983 6651http://hdl.handle.net/10400.11/10273Procuramos contribuir para analisar as situações de indisciplina em contexto de sala de aula, pois a dimensão e contornos desse fenómeno são tão frequentes nas escolas, sendo uma preocupação para professores, pais e alunos e que determinam planos estratégicos de prevenção e combate. A pesquisa de metodologia quantitativa, realizada em 2023, teve como base o estudo de caso (8º ano escolaridade), ancorando-se na prevalência dos atos de indisciplina nos alunos portugueses (amostra por conveniência N=25) dum Agrupamento de Escola. Trata-se dum estudo cariz exploratório, transversal, descritivo, analítico e explicativo, norteado pelos seguintes objetivos: compreender conceitos “disciplina-indisciplina” e infrações às regras disciplinares impostas; analisar causas/fatores condicionantes da indisciplina escolar; conhecer as representações dos alunos sobre atos indisciplinares; conhecer medidas/estratégias promovidas pela escola como forma de prevenção; envolver mais os pais no conhecimento das regras disciplinares. As técnicas de recolha de dados assentaram: observação documental com análise de conteúdo (projeto educativo, dossiê de turma); observação participante (registos); inquérito por questionário aos alunos (itens) e tratamento estatístico; entrevista semiestruturada professores (N=2). Os resultados obtidos confirmaram que a indisciplina é uma prática corrente na aula, com perceções distintas pelos alunos em relação “graus de gravidade” dos seus comportamentos, que diferem da perceção dos professores.We seek to contribute to the analysis of indiscipline situations in the classroom context, given the frequent nature and scope of this phenomenon in schools, representing a concern for teachers, parents, and students, leading to strategic prevention and combat plans. The quantitative methodology research, conducted in 2023, was based on a case study (8th grade), focusing on the prevalence of indiscipline among Portuguese students (convenience sample N=25) in a school group. This is an exploratory, cross-sectional, descriptive, analytical, and explanatory study, guided by the following objectives: to understand the concepts of "discipline-indiscipline" and violations of imposed disciplinary rules; to analyze the causes/conditioning factors of school indiscipline; to understand students' representations of indiscipline; to understand measures/strategies promoted by the school as a means of prevention; and to better involve parents in understanding disciplinary rules. Data collection techniques were based on documentary observation with content analysis (educational project, class dossier); participant observation (records); student questionnaire survey (items) and statistical analysis; semi-structured interviews with teachers (N=2). The results confirmed that indiscipline is a common practice in the classroom, with students' perceptions of the "degrees of severity" of their behavior differing from those of teachers.porIndisciplina escolarEstatuto disciplinar do alunoEnsino básicoIntervenção socioeducativaPlano prevenção escolar.School indisciplineStudent disciplinary statusBasic educationSocio-educational interventionSchool prevention planPercepções dos adolescentes portugueses do 3º Ciclo do Ensino Básico sobre as situações de indisciplina escolar na aula (Estudo de Caso)Perceptions of Portuguese teenagers in the 3rd Cycle of Basic Education about situations of school indiscipline in class (Case Study)text