Munari, Giovana DewesRezende, Edson José Carpintero2019-06-212019-06-212019MUNARI, Giovana Dewes ; REZENDE, Edson José Carpintero (2019) - Percepções dos designers sobre imagens em livros didáticos: Reflexões sobre possibilidades acessíveis para pessoas com deficiência visual em uma instituição brasileira de ensino. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. XII, nº 23, p. 1-6.1646 - 9054http://hdl.handle.net/10400.11/6567O último censo demográfico realizado no Brasil informa que aproximadamente 24% da população possui algumtipo de deficiência - a maioria, deficiência visual. Considerando que 60% desse quantitativo sequer completou o ensino fundamental embora existam políticas que garantam o acesso à Educação, este artigo investiga como o Design pode contribuir para melhorar as imagens nos materiais didáticos disponibilizados, de modo a ampliar o acesso à informação. De cunho qualitativo e por meio de roteiro semiestruturado, foram entrevistados designers do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Em primeira análise, concluiu-se que há uma lacuna entre a formação e a prática profissional, o que interfere na produção de imagens acessíveis.ABSTRACT : The latest demographic census conducted in Brazil reports that approximately 24% of the population has some type of disability - most of them are visually impaired. Considering that 60% of this amount did not even complete elementary educa_on, although there are policies that guarantee access to Education, this ar_cle investigates how Design can contribute to improve the images in the teaching materials made available, in order to increase access to information. In a qualitative way and through a semistructured script, designers of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo were interviewed. In the first analysis, it was concluded that there is a gap between training and professional practice, which interferes with the production of accessible images.porDesignAcessibilidadeInclusãoImagemLivro didáticoAccessibilityInclusionImageTextbookPercepções dos designers sobre imagens em livros didáticos : reflexões sobre possibilidadePerceptions of designers over images in textbooks : reflections on accessible possibilities for people with visual impairment in a Brazilian teaching institutionjournal article