Martins, Ernesto Candeias2011-09-202011-09-202003-03MARTINS, Ernesto (2003) - A Nov(a)idade da Educação na Sociedade da Informação. Itinerários. ISSN 1645-6076. Ano 5, nº 8, p. 23-36.1645-6076http://hdl.handle.net/10400.11/837As transformações educativas operadas com o acesso às novas tecnologias e à sociedade do conhecimento obrigaram a escola a ministrar um ensino de maior qualidade. A inclusão de todos os alunos num aprender a aprender proporciona um melhor acesso aos recursos e ferramentas tecnológicas, evitando alguns desequilíbrios na aprendizagem. A escola com os seus currículos multirreferenciais e projectos deverá formar profissionais com uma formação especializada adaptada às exigências do mercado de trabalho. O autor analisa no contexto da sociedade da informação os impactos das novas tecnologias na educação, as mudanças exigidas na escola e nas salas de aula e maiores competências nos professores para esse desempenho.porGlobalizaçãoPolítica educativaEscolaFormação de professoresNovas tecnologiasA nov(a)idade da educação na sociedade da informaçãojournal article