Repository logo
 
Publication

Corporeidade na aprendizagem escolar (Entrelaços fenomenológicos do pensar e agir)

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2022-06-21T10:34:36Z
dc.date.available2022-06-21T10:34:36Z
dc.date.issued2020-09-25
dc.description.abstractA corporeidade é o elemento de visibilidade dos embates do ‘corpo’ com o mundo, produzidos pelos efeitos histórico-culturais e pelas novas articulações propiciadoras de predisposições estratégicas dos corpos e das almas, resultantes das forças do saber e do poder, que permite sedimentar esses confrontos e dinamizar campos de verdades historicamente constituídos e em constante mudança. O autor questiona, nos andaimes antropológicos, sociológicos e pedagógicos, o sentido do ‘corpo’ e da ‘corporeidade’ no processo educativo, argumentando dois pontos fulcrais: a visão histórico-filosófica da semântica dos termos, insistindo nos discursos (elementos psicológicos relacionados com a identidade e imagem) sobre o corpo; a análise hermenêutica à ‘corporeidade’ em Merleau-Ponty e Zubiri; a análise educativa da relação da corporeidade e aprendizagem, na complexidade escolar atual.pt_PT
dc.description.abstractCorporeity is the element of visibility of the 'body' clashes with the world, produced by the historical-cultural effects and the new articulations that provide strategic predispositions of bodies and souls, resulting from the forces of knowledge and power, which allows to consolidate these confrontations and to boost fields of truths historically constituted and constantly changing. The author questions, in the scaffolding anthropological, sociological and pedagogical, the meaning of the 'body' and 'corporeity' in the educational process, arguing two central points: the historical-philosophical view of the semantics of the terms, insisting on the discourses (psychological elements related to identity and image) about the body; hermeneutic analysis of 'corporeity' in Merleau-Ponty and Zubiri; the educational analysis of the relationship of corporeity and learning, in current school complexity.pt_PT
dc.description.abstractLa corporeidad es el elemento de visibilidad de los choques 'corporales' con el mundo, producido por efectos histórico-culturales y por las nuevas articulaciones que proporcionan predisposiciones estratégicas de cuerpos y almas, resultantes de las fuerzas del conocimiento y el poder, lo que permite consolidar estos enfrentamientos e impulsar campos de verdad históricamente constituidos y en constante cambio. El autor cuestiona, en el andamiaje antropológico, sociológico y pedagógico, el significado del 'cuerpo' y la 'corporeidad' en el proceso educativo, argumentando dos puntos centrales: la visión histórico-filosófica de la semántica de los términos, insistiendo en discursos (elementos psicológicos relacionados con la identidad y la imagen) sobre el cuerpo; el análisis hermenéutico de la "corporeidad" en Merleau-Ponty y Zubiri; el análisis educativo de la relación de corporeidad y aprendizaje, en la complejidad escolar actual.pt_PT
dc.description.sponsorshipCeiED da ULHT e FCTpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMartins, Ernesto C. (2020) - Corporeidade na Aprendizagem escolar (Entrelaços fenomenológicos do pensar e agir). In Flávio Aparecido de Almeida (coord.), História do Brasil uma compreensão antropológica, social, filosófica e política – Capítulo 13 (p. 182-198). São Paulo/Brasil: Editora Científica Digital.pt_PT
dc.identifier.doiDoi: 10.37885/210102900pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7993
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEditora Científica Digital - Brasilpt_PT
dc.relation.ispartofseriesE-Book;
dc.relation.publisherversionEbook - on linept_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectcorporeidadept_PT
dc.subjectfilosofia do corpopt_PT
dc.subjectaprendizagem escolarpt_PT
dc.subjectX. Zubiript_PT
dc.subjectMerleau-Pontypt_PT
dc.subjectcorporeitypt_PT
dc.subjectphilosophy of the bodypt_PT
dc.subjectschool learningpt_PT
dc.titleCorporeidade na aprendizagem escolar (Entrelaços fenomenológicos do pensar e agir)pt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão Paulo - Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage198pt_PT
oaire.citation.issue1 - E-bookpt_PT
oaire.citation.startPage182pt_PT
oaire.citation.titleEditora Científica DIGITALpt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Cap13LIVRO_HistBrasil_Corporeidade-EditoraCiwentificaDIGITAL-dez 2020.pdf
Size:
270.68 KB
Format:
Adobe Portable Document Format