Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
RC IPCB - Repositório Científico
Entradas recentes
A influência das bandas filarmónicas na formação de jovens na entrada para o 2º ciclo do ensino de música
Publication . Rosa, Carolina Alexandra Sousa; Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da; Rawdon, Katharine
Este estudo analisa a influência das bandas filarmónicas na formação de jovens músicos que ingressam no 2.º ciclo do ensino especializado de música. Através de uma metodologia mista, foram aplicados questionários a alunos e professores e realizadas entrevistas a maestros e docentes de classe de conjunto, envolvendo duas bandas filarmónicas (Vestiaria e Maiorga) e duas escolas de música (AMAC e Conservatório das Caldas da Rainha).
Os resultados evidenciam que a participação em bandas contribui para a motivação, disciplina e competência de trabalho em grupo dos alunos, facilitando a integração no ensino formal. Contudo, surgem também desafios relacionados com a adaptação às exigências curriculares. Conclui-se que os ensinos formais e não formais podem articular-se de forma complementar, reforçando a qualidade da formação musical dos jovens.
Incursões pela "arte de governar" a infância pobre em Portugal
Publication . Henriques, Helder
O propósito deste trabalho consiste na análise, discussão e compreensão do governo da infância pobre em Portugal, na década de 1930. Discute-se essa infância como um problema social e a consequente emergência de ações, saberes e contextos técnico-institucionais – como é o caso do Dispensário de Puericultura de Castelo Branco – no contexto político do Estado Novo português. Através de uma metodologia de natureza qualitativa, convocamos um corpus documental constituído por fontes documentais publicadas e existentes em arquivos pessoais e institucionais, com destaque para a produção científica do diretor do dispensário, o médico José Lopes Dias. O olhar atento, no contexto da modernidade, sobre a infância portuguesa pobre traduz-se na existência de um sistema de poder mais amplo que atuou nos indivíduos através de saberes e instituições criadas para o efeito. Assume-se que essa infância pobre, e suas famílias, deviam ser acompanhadas para evitar desvios sociais e comportamentos errantes numa sociedade que se pretendia de progresso e civilizada. O Dispensário de Puericultura, à semelhança de outros, constituiu um dispositivo ao serviço de um projeto de Estado, no contexto da modernidade, que valorizava a vida e a sua utilidade e produtividade, ampliando a qualidade da população.
Estágio no atelier Studio arte: relatório de estágio
Publication . Paixão, Mariana Cristina Lopes; Gomes, José Simão
O presente relatório descreve analisa e reflete sobre o estágio curricular realizado no Studio arte, localizado em Portimão, Portugal, como parte integrante do percurso acadêmico para a obtenção do grau de mestre em Design de Interiores e Mobiliário.
O estágio teve a duração de quatro meses e desempenhou um papel fundamental no enriquecimento da minha formação profissional.
Durante o estágio, tive a oportunidade de desenvolver uma variedade de projetos de diversas tipologias, abrangendo setores como hotelaria, habitação e mobiliário. Destaco que alguns desses projetos foram realizados em Portugal, enquanto outros
foram executados no estrangeiro, predominantemente na Holanda. Um marco importante foi o início do processo criativo para o desenvolvimento de um protótipo, o qual será apresentado na edição de 2024 do Salone del Mobile. Ao longo do estágio, concentrei-me principalmente na elaboração de desenhos técnicos e no desenvolvimento de conceitos. Progressivamente, avancei para a fase de elaboração de orçamentos e pedidos, além de desempenhar um papel ativo na comunicação com os clientes, participando de reuniões e garantindo a sua satisfação em todas as etapas do projeto. Este processo proporcionou-me uma
compreensão abrangente das práticas profissionais do setor e fortaleceu as minhas competências tanto técnicas quanto interpessoais.
A fotografia de moda e o styling de moda: integração dos sentidos sensoriais na análise das campanhas publicitárias das marcas de moda
Publication . Leitão, Rafaela Maria Coelho; Marcelo, Ana Sofia André Bentes; Mendes, Magda de Sousa
O presente relatório, é elaborado no âmbito do Mestrado em Design do Vestuário e Têxtil, e investiga a influência dos sentidos sensoriais na fotografia e no styling de moda, especialmente no contexto de campanhas publicitárias. O estudo deste relatório tem como objetivo compreender de que forma a integração dos elementos sensoriais e visuais, como a cor, a textura, a composição e as emoções são transmitidas e podem impactar a perceção e a ligação do público.
Para explorar esta problemática, foram realizados dois estágios complementares: o primeiro com o fotógrafo Carlos Teixeira, em Espinho, especializado em técnicas de fotografia de moda; e o segundo com o stylist Nelson Vieira, na Box32Studio, no Porto, focado em styling e produção de moda. A interligação entre estas áreas possibilitou realizar uma análise aprofundada entre a fotografia, o styling e a produção, tendo em conta que a sua colaboração é considerada crucial para o resultado final de uma imagem e para o impacto comunicacional de uma campanha publicitária.
A pesquisa inclui uma observação prática dos processos criativos, bem como a análise crítica das imagens finais e a recolha de dados através de entrevistas a profissionais e um inquérito a um público diverso. Estes métodos permitiram avaliar o impacto dos elementos sensoriais e visuais nas campanhas de moda, comparando o ponto de vista técnico e criativo com a perceção do público.
Estes estudos demonstram que, apesar da estética visual funcionar como uma base inicial, as campanhas publicitárias de moda englobam uma narrativa sensorial e emocional é considerada importante para a construção da identidade da marca e para a eficácia da sua comunicação. Através da análise das campanhas e da reflexão sobre a psicologia do consumidor, este estudo demonstra como as dimensões visuais e sensoriais influenciam o comportamento, a perceção e a conexão emocional do consumidor com a marca.
Com este trabalho concluímos que a inclusão consciente dos sentidos sensoriais nas campanhas publicitárias de moda pode potenciar o seu impacto nas campanhas publicitárias, e consequentemente, contribuir para fortalecer a estratégia de marketing e a identidade das marcas de moda contemporâneas.
De que forma a interpretação cénica influencia um autor na sua formação? Contributos de uma investigação em ambiente escolar
Publication . Ferreira, José Pedro Cibrão; Matos, Maria Elisabete da Silva Duarte; Ladeira, Pedro Miguel Reixa
A presente dissertação aborda o estágio profissional realizado no Conservatório de Música de Barcelos durante ao ano letivo 2023/2024, nos grupos de recrutamento M26 Canto e M32 Música de Conjunto, bem com o projeto de intervenção desenvolvido no decorrer do mesmo. este estágio foi componente curricular do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, pelo que resulta dos dados obtidos durante a aplicação do projeto de intervenção pedagógica levado a cabo em ambos os grupos de recrutamento.
Constatou-se, numa primeira fase de observação, que nem sempre foi explorada devidamente a parte expressiva e teatral com o fim de potenciar a interpretação musical e preparar assim eficazmente o seu percurso. tendo em vista esta questão, trabalhou-se no desenvolvimento da interpretação cénica dos alunos, como recurso enriquecedor para uma melhor performance. Nesta senda, socorreu-se dos princípios de Stanislavski e da Técnica de Alexander como matriz teórica para aplicar exercícios na construção cénica das personagens.
Aplicada uma metodologia de investigação-ação utilizou-se como instrumento de recolha de dados a observação e o inquérito, chegando a resultados consistentes pelos quais se verificou o progresso numa interpretação mais expressiva dos alunos. Foi evidência a urgência de dedicar mais tempo às atividades letivas e na programação curricular deste tópico de interpretação cénica, revelando-se uma mais valia no contexto escolar do ensino da música e em concreto do canto.
