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Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

RC IPCB - Scientific Repository

 

Repository of the Polytechnic Institute of Castelo Branco

The mission of the Repository of the Polytechnic Institute of Castelo Branco is to provide Open Access to scientific publications of the Polytechnic. Its main aims are: dissemination of the Polytechnic scientific publications; long-term preservation and archiving of its publications; scientific and technical knowledge sharing in order to promote further research and new production of knowledge; and maximization of scientific publication impact both in academia and different research fields.

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FAQ’s

Recent Submissions

Gamification and emotional intelligence: Development of a digital application for children
Publication . Nunes, Maria; Oliveira, Ângela; Fidalgo, Filipe
It is important to work on educating children’s emotional intelligence, namely the re-awareness and control of emotions, both their own and those around them so that they feel empathy for others, establish and maintain positive relationships and make conscious decisions. This document describes a proposal for a gamified solution, based on the development of a multimedia product, which aims to help children, parents and teachers in the education of emotional intelligence in children. The solution makes it possible to present everyday scenarios to children, allowing adults to find out how they feel and, based on this information, to work on feelings and social behaviour. The solution was based on research into studies available in scientific databases on children’s emotional intelligence, as well as research into exercises that can help work on this same issue. Once implemented, the solution was tested with children from a primary school, where it was possible to collect feedback from them and their teachers and make improvements. This study presentsthe design, development and evaluation of a gamified application for children focused on emotional intelligence. The methodology used is based on a systematic literature review following the PRISMA protocol and the development of an iterative multimediaproduct. The study sample included around 200 elementary school children, where it was possible to collect qualitative feedback to evaluate the effectiveness of the application. The results obtained made it possible to make improvements to the design of the application and to obtain feedback from the teachers, which was very positive, but transmitted by direct interview.
O papel da consciência corporal na prática da guitarra
Publication . Antunes, Bruno Matias; Carvalhinho, Miguel Nuno Marques
O presente Relatório de Estágio, elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música (Instrumento e Música de Conjunto), encontra-se dividido em duas partes principais. A primeira parte corresponde à descrição e análise da prática pedagógica realizada na Escola Profissional de Artes da Covilhã (EPABI) durante o ano letivo de 2023/2024. Esta prática incluiu o acompanhamento de aulas de instrumento (guitarra clássica) e de música de conjunto, envolvendo alunos do 7.º e 8.º anos de escolaridade. Para além da caracterização institucional e do enquadramento dos alunos, apresentam-se planificações, observações e reflexões relativas às aulas lecionadas e acompanhadas. A segunda parte centra-se no projeto de investigação com o tema: O Papel da Consciência Corporal na Prática da Guitarra. O estudo partiu da constatação de que tensões excessivas, posturas desajustadas e hábitos de estudo pouco conscientes podem comprometer a qualidade técnica e expressiva do guitarrista. Com recurso a um estudo de caso em formato de investigação-ação, foram implementadas estratégias inspiradas na educação somática, nomeadamente Alexander, Feldenkrais e Hanna, aplicadas a quatro alunos de guitarra clássica. Os instrumentos de recolha de dados incluíram questionários adaptados da Escala Visual Analógica, observação direta e reflexões dos alunos. Os resultados sugerem que a aplicação de estratégias de consciência corporal contribuiu para uma perceção mais clara das tensões acumuladas, para uma maior fluidez dos movimentos e para melhorias visíveis no desempenho técnico e no resultado musical global.
Desenvolvimento do pensamento computacional no 1.º CEB com a plataforma digital «Code.org»
Publication . Matos, Carina; Gil, Henrique; Silveira, Paulo
Num contexto educativo cada vez mais mediado pelas tecnologias, é essencial desenvolver, desde cedo, competências para uma participação crítica na sociedade digital. Este artigo apresenta os resultados de uma investigação-ação com 26 alunos do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, orientada para o desenvolvimento do Pensamento Computacional articulado com os conteúdos curriculares, recorrendo à plataforma «Code.org». Neste estudo, a programação foi utilizada como meio pedagógico para exercitar competências do PC. A intervenção estruturou-se em três fases sequenciais, integrando atividades de Matemática, Português e Estudo do Meio, combinadas com desafios de programação visual. A recolha de dados, de natureza mista, incluiu um Teste de Pensamento Computacional, questionários, entrevistas, focus group e observação participante. A triangulação (análise estatística e análise de conteúdo) permitiu avaliar resultados e o processo de ensino e aprendizagem, revelando melhorias nas competências de sequenciação, decomposição, abstração, definição de algoritmos, repetição e reconhecimento de padrões, bem como desenvolvimento na capacidade de resolução de problemas, motivação para a aprendizagem, trabalho em equipa e criatividade. Os resultados sustentam a relevância da integração intencional do PC e do «Code.org» no currículo como estratégia pedagógica para responder aos desafios da digitalização do ensino.
Hábil-Mente: Avaliação das potencialidades da aplicação digital Hábil como recurso didático
Publication . Marques, Alexandra; Ingrês, Sónia; Rodrigues, Teresa; Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira
O desenvolvimento de competências matemáticas e linguísticas na educação pré-escolar é crucial para o sucesso académico e particularmente desafiante para crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Este estudo investiga o impacto da aplicação digital Hábil uma ferramenta educativa no nível de envolvimento de uma criança com PEA em atividades educativas. Através de um estudo de caso e da aplicação da Escala de Envolvimento de Laevers, foram analisados quatro momentos distintos de utilização da aplicação para avaliar a participação ativa da criança. Os resultados indicam que o uso de tecnologia adaptada às necessidades específicas da criança aumenta significativamente o envolvimento e a aprendizagem significativa, reforçando a importância de práticas pedagógicas inclusivas mediadas por recursos digitais. Este estudo destaca o potencial da aplicação Hábil como uma ferramenta eficaz no apoio à educação inclusiva na Educação Pré-Escolar.
Avaliação integrada das necessidades em Cuidados Paliativos: um estudo SPICT™
Publication . Salgueiro, Ruben Rego; Pina, Pedro Sérgio dos Reis Saraiva
O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Cuidados Paliativos da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD), do Instituto Politécnico de Castelo Branco, como requisito para a obtenção do grau de mestre. O ciclo de estudos deste mestrado tem como objetivo a formação especializada de profissionais de saúde, promovendo o desenvolvimento de competências humanizadas para o cuidado a doentes com doenças crónicas e em fases avançadas. O estudo realizado aborda a identificação de doentes com necessidades paliativas, contribuindo para uma melhoria na qualidade de serviços prestados e o início precoce de uma intervenção paliativa. O projeto foi organizado em três partes complementares. A Parte I – Prática Clínica decorreu no Complejo Asistencial Universitario de León (CAULE), em Espanha, no âmbito do estágio do Internato Médico em Medicina Interna. Esta experiência constituiu uma oportunidade de aprendizagem e de contraste com a prática clínica portuguesa, permitindo identificar as necessidades paliativas de cada doente e assumindo-se como etapa precursora para o desenvolvimento das fases seguintes do trabalho. A parte II – Formação/Intervenção, foi desenvolvida para formação de profissionais de saúde para a utilização do SPICTTM (Supportive and Palliative Care Indicators Tool), procurando não apenas melhorar a identificação precoce de doentes paliativos, mas também fomentar reflexão crítica nos participantes. A parte III – Protocolo de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) direcionou-se à análise de evidencias nacionais e internacionais sobre o uso do SPICTTM. Esta revisão permitiu atualizar o conhecimento acerca da eficácia e adaptabilidade da ferramenta em diferentes sistemas de saúde. A experiência adquirida durante o estágio foi contrastada com as evidências da literatura, permitindo a reflexão sobre a implementação de mecanismos de melhoria em contextos clínicos estudados. Em suma, o presente trabalho integra formação prática, análise crítica da literatura e intervenção direta em cuidados paliativos (CP), promovendo competências clínicas e humanizadas. A partir deste projeto, evidenciamos também a relevância da aplicação de ferramentas como o SPICTTM, na identificação precoce de necessidades paliativas. Um dos pilares a destacar é a importância de identificar atempadamente as necessidades paliativas dos doentes, garantindo um melhor acompanhamento e serviço prestado aos mesmos.