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Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

RC IPCB - Scientific Repository

 

Repository of the Polytechnic Institute of Castelo Branco

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FAQ’s

Recent Submissions

Desenvolvimento do pensamento computacional no 1.º CEB com a plataforma digital «Code.org»
Publication . Matos, Carina; Gil, Henrique; Silveira, Paulo
Num contexto educativo cada vez mais mediado pelas tecnologias, é essencial desenvolver, desde cedo, competências para uma participação crítica na sociedade digital. Este artigo apresenta os resultados de uma investigação-ação com 26 alunos do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, orientada para o desenvolvimento do Pensamento Computacional articulado com os conteúdos curriculares, recorrendo à plataforma «Code.org». Neste estudo, a programação foi utilizada como meio pedagógico para exercitar competências do PC. A intervenção estruturou-se em três fases sequenciais, integrando atividades de Matemática, Português e Estudo do Meio, combinadas com desafios de programação visual. A recolha de dados, de natureza mista, incluiu um Teste de Pensamento Computacional, questionários, entrevistas, focus group e observação participante. A triangulação (análise estatística e análise de conteúdo) permitiu avaliar resultados e o processo de ensino e aprendizagem, revelando melhorias nas competências de sequenciação, decomposição, abstração, definição de algoritmos, repetição e reconhecimento de padrões, bem como desenvolvimento na capacidade de resolução de problemas, motivação para a aprendizagem, trabalho em equipa e criatividade. Os resultados sustentam a relevância da integração intencional do PC e do «Code.org» no currículo como estratégia pedagógica para responder aos desafios da digitalização do ensino.
Hábil-Mente: Avaliação das potencialidades da aplicação digital Hábil como recurso didático
Publication . Marques, Alexandra; Ingrês, Sónia; Rodrigues, Teresa; Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira
O desenvolvimento de competências matemáticas e linguísticas na educação pré-escolar é crucial para o sucesso académico e particularmente desafiante para crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Este estudo investiga o impacto da aplicação digital Hábil uma ferramenta educativa no nível de envolvimento de uma criança com PEA em atividades educativas. Através de um estudo de caso e da aplicação da Escala de Envolvimento de Laevers, foram analisados quatro momentos distintos de utilização da aplicação para avaliar a participação ativa da criança. Os resultados indicam que o uso de tecnologia adaptada às necessidades específicas da criança aumenta significativamente o envolvimento e a aprendizagem significativa, reforçando a importância de práticas pedagógicas inclusivas mediadas por recursos digitais. Este estudo destaca o potencial da aplicação Hábil como uma ferramenta eficaz no apoio à educação inclusiva na Educação Pré-Escolar.
Avaliação integrada das necessidades em Cuidados Paliativos: um estudo SPICT™
Publication . Salgueiro, Ruben Rego; Pina, Pedro Sérgio dos Reis Saraiva
O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Cuidados Paliativos da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD), do Instituto Politécnico de Castelo Branco, como requisito para a obtenção do grau de mestre. O ciclo de estudos deste mestrado tem como objetivo a formação especializada de profissionais de saúde, promovendo o desenvolvimento de competências humanizadas para o cuidado a doentes com doenças crónicas e em fases avançadas. O estudo realizado aborda a identificação de doentes com necessidades paliativas, contribuindo para uma melhoria na qualidade de serviços prestados e o início precoce de uma intervenção paliativa. O projeto foi organizado em três partes complementares. A Parte I – Prática Clínica decorreu no Complejo Asistencial Universitario de León (CAULE), em Espanha, no âmbito do estágio do Internato Médico em Medicina Interna. Esta experiência constituiu uma oportunidade de aprendizagem e de contraste com a prática clínica portuguesa, permitindo identificar as necessidades paliativas de cada doente e assumindo-se como etapa precursora para o desenvolvimento das fases seguintes do trabalho. A parte II – Formação/Intervenção, foi desenvolvida para formação de profissionais de saúde para a utilização do SPICTTM (Supportive and Palliative Care Indicators Tool), procurando não apenas melhorar a identificação precoce de doentes paliativos, mas também fomentar reflexão crítica nos participantes. A parte III – Protocolo de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) direcionou-se à análise de evidencias nacionais e internacionais sobre o uso do SPICTTM. Esta revisão permitiu atualizar o conhecimento acerca da eficácia e adaptabilidade da ferramenta em diferentes sistemas de saúde. A experiência adquirida durante o estágio foi contrastada com as evidências da literatura, permitindo a reflexão sobre a implementação de mecanismos de melhoria em contextos clínicos estudados. Em suma, o presente trabalho integra formação prática, análise crítica da literatura e intervenção direta em cuidados paliativos (CP), promovendo competências clínicas e humanizadas. A partir deste projeto, evidenciamos também a relevância da aplicação de ferramentas como o SPICTTM, na identificação precoce de necessidades paliativas. Um dos pilares a destacar é a importância de identificar atempadamente as necessidades paliativas dos doentes, garantindo um melhor acompanhamento e serviço prestado aos mesmos.
Necessidades e dificuldades dos enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários na prestação de ações paliativas no domicílio
Publication . Martins, Daniela Dias; Sapeta, Ana Paula Gonçalves Antunes
Os cuidados de saúde primários são cuidados centrados na pessoa, nas famílias, na comunidade e ajustados às necessidades de saúde ao longo do ciclo de vida. Com o envelhecimento da população, o aumento do número de pessoas com doenças crónicas não transmissíveis e as expectativas dos doentes e família face aos cuidados de saúde, são desafios frequentes para os enfermeiros dos cuidados de saúde primários responsáveis pelo acompanhamento destes doentes que apresentam necessidades cada vez mais complexas (OMS, 2008). Este relatório foi concebido no âmbito do 2º semestre do 12º Mestrado em Cuidados Paliativos da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco e pretende refletir sobre as competências adquiridas ao longo do mesmo. O tema proposto tem como objetivo evidenciar as necessidades e dificuldades dos Enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários na prestação de ações paliativas no domicílio, conhecidas e enfrentadas por muitos profissionais um pouco por todo o mundo. Os cuidados paliativos têm como base competências técnicas, com rigor científico e que visam promover uma melhor qualidade de vida de doentes com doença crónica, incurável, avançada e progressiva e assenta em quatro pilares fundamentais: o controlo de sintomas, a comunicação, o apoio em família e o trabalho em equipa (Neto, 2020; CNCP, 2021). Este relatório sustenta-se nestes quatro pilares e está organizado em três partes: a contextualização e reflexão sobre a prática clínica, a Revisão Sistemática de Literatura e o Projeto de intervenção. Foram identificadas dificuldades na prestação de ações paliativas no domicílio, por parte da equipa de cuidados de saúde primários, relacionadas à falta de conhecimento, de formação, de colaboração e défice de comunicação com outros profissionais da equipa multidisciplinar. O acesso e articulação com os serviços de saúde, bem como a comunicação com doente e família, foram também necessidades identificadas nesta área de cuidados. Para colmatar estas dificuldades e as necessidades sentidas pelos enfermeiros na prestação de ações paliativas é necessário implementar estratégias, tais como incentivo à formação, criação de protocolos, promoção da literacia em saúde e suporte emocional para profissionais de saúde, doentes e família. Medidas que objetivam melhores cuidados de saúde e condições de acesso às equipas especializadas.
The complete set of CLIL lesson plans used in the doctoral study: Full pedagogical intervention materials - Textile & Fashion Design
Publication . Lavado, Isabele Maria Nunes
Foreword and Research Context Origin and Purpose Thesis Details and Access Structure and Design: A CLIL Approach Language Focus Terminology (Table 1) Note on Predictive Language (Language through Learning) Utility for Educators and Researchers Textile and Fashion Design (TFD) Lesson Plans TFD Lesson 1: Castelo Branco Embroidery and symbolism TFD Lesson 2: Sustainability in textile and fashion design TFD Lesson 3: Urbanisation TFD Lesson 4: Mood and Tone TFD Lesson 5: Tecidoteca