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FAQ’s

Recent Submissions

Estudo de Perceções de Marca em Clubes de Futebol : Um Estudo de Caso do Clube Sport Lisboa e Benfica (Portugal)
Publication . Rizzi, Gustavo Matos; Filipe, Sara Margarida Isidoro Frade de Brito; Sampaio, Carlos Alberto Fernandes
O futebol é um dos desportos mais praticados a nível global e é amplamente reconhecido como o desporto mais popular de Portugal. Entre os clubes de futebol que se destacam no panorama nacional, o Sport Lisboa e Benfica, sediado em Lisboa, figura como um dos mais proeminentes e populares. Este estudo explora uma ferramenta de gestão muito utilizada nas grandes empresas denominada identidade de marca. Projetos de identificação de marca têm como objetivo o relacionamento com os consumidores e atrair novos públicos, visando consolidar sua marca e ampliar a sua popularidade. Sendo assim, torna-se importante estudar a forma como os consumidores/adeptos de futebol percebem as marcas das equipas de futebol, ou seja, saber como os adeptos de futebol percebem e assimilam todos os componentes da marca do clube (imagem) e a forma como foram desenvolvidos e comunicados pelo clube (identidade). O objetivo deste estudo foi analisar quais os aspetos que se destacam na perceção do adepto do futebol em relação ao conceito da identidade de marca, no caso especifico deste estudo a marca do clube Sport e Lisboa Benfica, e como objetivo secundário propõe-se analisar se a perceção da identidade de marca varia de acordo como género. A metodologia deste estudo de natureza quantitativa e descritiva, aplicou inquéritos para identificar os principais indicadores que influenciam a perceção da marca. Os principais resultados indicaram uma imagem positiva do Benfica, com uma discrepância negativa nos indicadores de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. Na analise por género, os resultados demonstraram uma congruência nas opiniões entre homens e mulheres, com particular destaque para o público feminino, que apesar de representar apenas 38% da amostra, apresentou respostas amplamente positivas, evidenciando um potencial inexplorado. Concluímos que, para o Benfica alcançar a sua identidade demarca desejada deve focar-se em ações que melhorem a perceção de responsabilidade social e ambiental e atrair mais adeptos jovens e femininos, aumentando o envolvimento e o potencial financeiro do clube. Fatores como as preocupações sociais e ambientais, e a capacidade do clube se tornar um modelo para as gerações mais jovens, devem ser priorizados nas estratégias futuras. O público feminino, em particular, representa uma oportunidade significativa de crescimento, tanto em termos de envolvimento com o clube como de receitas financeiras, através do aumento do número de adeptos e da participação ativa no clube.
Histopathological findings and molecular diagnosis of Nocardia spp. in wild mammals
Publication . Matos, Manuela; João, S.; Matos, Ana Cristina; Matos, Ana; Figueira, Luis; Figueira, Luis Manuel Faria; Cardoso, Luis; Coelho, Ana Cláudia; Pinto, Maria de Lurdes
Nocardiosis is an emerging zoonosis caused by Nocardia spp. bacteria. The disease is linked to infections in immunocompromised individuals, being potentially lethal when it turns systemic. The development of reliable and valid diagnostic methods is crucial to the identification of these pathogenic agents, particularly in wild mammals, which are potential reservoirs in the wildlife. A convenience sample of 114 wild mammals belonging to the orders Canidae, Cervidae, Erinaceidae, Herpestidae, Mustelidae, Suidae, and Viverridae were studied.
Occurrence of Coxiella burnetii in red deer (Cervus elaphus) in Portugal
Publication . Pires, Humberto; Cardoso, Luis; Lopes, Ana Patrícia; Fontes, Maria da Conceição; Matos, Manuela; Santos Pintado, Cristina Maria Baptista; Figueira, Luis Manuel Faria; Mesquita, João R.; Matos, Ana; Coelho, Ana Cláudia
Occurrence of Coxiella burnetii in red deer (Cervus elaphus) in Portugal.
Evaluation Models in Physical Education in Portugal
Publication . Santos, Jorge Manuel Folgado; Silva Batista, Marco Alexandre; Rebelo, Miguel; Serrano, João; Petrica, Joao; HONÓRIO, SAMUEL; Marques, Adilson; Gouveia, Élvio Rúbio
Evaluation in physical education encompasses three stages: initial, formative and summative. The initial assessment diagnoses the level of knowledge and skills of students and can be identified as a starting point. Formative assessment is continuous and occurs throughout the teaching–learning process, providing constant feedback and allowing adjustments in teaching to better meet students’ needs. Summative assessment (final evaluation) occurs at the end of a stage, with the aim of measur‑ ing progress and acquisition of skills throughout the process. They not only measure students’ performance but also guide the development of their physical and cognitive capabilities in a more efficient and personalized context.
Alterações nas habilidades Motoras em crianças com um ano de idade após confinamento pela COVID-19
Publication . Rebelo, Miguel; Rebelo, Miguel; Petrica, João; Batista, Marco; Duarte-Mendes, Pedro; Paulo, Rui; Honório, Samuel; Silveira, Paulo; Serrano, João; Centro de Publicações /Universidade da Maia - Centro de Investigação me Desporto Saúde e Desenvolvimento Humano
O Objetivo do estudo foi verificar os efeitos desse confinamento nas habilidades motoras através de um estudo longitudinal em crianças que no início da pandemia tinham um ano de idade. A amostra foi de 12 crianças de ambos os sexos, na avaliação pré-covid tinham 12.21±2.5 meses e na avaliação pós-covid as mesmas crianças já tinham 48.21±2.6 meses. As habilidades motoras foram avaliadas usando as escalas da PDMS-2. Para a análise estatística, foi utilizado o teste de shapiro-wilk para testar a normalidade e o teste Wilcoxon para comparar os resultados das duas avaliações na mesma amostra. Houve diferenças estatisticamente significativas nas habilidades Posturais, de Locomoção, de Manipulação de Objetos, de Preensão fina (p < 0,01) e de Integração Visuo-Motora (p = 0,008). As crianças na avaliação pós-covid apresentaram, em média, piores resultados em todas as habilidades da Motricidade Global, ao contrário da Motricidade Fina, em que apresentaram melhores resultados na avaliação pós-covid. Estes resultados mostram o impacto negativo da pandemia nas crianças avaliadas com especial enfase na motricidade global, em que a maioria demonstra valores considerados abaixo da média para a idade, nomeadamente nas habilidades posturais, locomotoras e manipulativas e que esta pandemia pode ter trazido graves consequências ao desenvolvimento motor das crianças alertando os profissionais que lidam diariamente com as crianças destas faixas etárias a importância da motricidade global.