Logo do repositório

Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

RC IPCB - Repositório Científico

 

Entradas recentes

A convergência entre formação musical e prática orquestral: um olhar interdisciplinar
Publication . Oliveira, José Miguel Duarte de; Barros, Rosa Maria Martins de
O presente relatório de estágio integra-se no Mestrado em Ensino de Música, na vertente de Formação Musical e Música de Conjunto, e organiza-se em duas partes distintas e complementares. A primeira parte corresponde ao resumo do dossier de estágio realizado na Escola Luís António Verney, em Lisboa, no ano letivo de 2024/2025. Neste percurso, foram descritas e analisadas as práticas pedagógicas desenvolvidas em contexto real de ensino, contemplando a caracterização do agrupamento e da sua oferta educativa, as planificações e reflexões das aulas de Formação Musical e de Classe de Conjunto (Prática Orquestral), a avaliação dos alunos e as atividades extracurriculares realizadas. O estágio incluiu ainda a participação no projeto "Motus Inclusive" que proporcionou a composição e a prática de repertório original com apresentação pública, experiência que contribuiu significativamente para o desenvolvimento das competências profissionais do estagiário. A segunda parte do relatório corresponde ao projeto de investigação, que procurou analisar de que forma se articula a Formação Musical com Prática Orquestral numa perspetiva interdisciplinar, destacando o seu contributo para o desenvolvimento musical dos estudantes de música, em contexto de Ensino Artístico Especializado de Música. A investigação, de natureza qualitativa, envolveu observações de aulas, entrevistas e grupos focais, permitindo compreender como teoria e prática se relacionam no processo de ensino-aprendizagem e de que modo a interdisciplinaridade potencia aprendizagens contextualizadas. Os resultados obtidos demonstram que, apesar de ainda predominar uma lógica multidisciplinar, existem experiências consistentes de interdisciplinaridade, sobretudo quando o trabalho se organiza em torno de desafios concretos, como a preparação de concertos. No seu conjunto, este relatório apresenta uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica e investigativa desenvolvida, evidenciando contributos relevantes para a consolidação da identidade profissional docente e para a valorização da interdisciplinaridade no ensino de música.
Flexibilidade e coerência nos sistemas de identidade visual: investigação ativa na empresa Anca Design Studio
Publication . Carvalho, Juliana Dias; Martins, Daniel Raposo
Este relatório de estágio insere-se no campo de estudo do Design Gráfico e discute o tema da relação entre o design de conteúdos digitais e a flexibilidade e coerência dos Sistemas de Identidade Visual. Procura-se investigar como a criação de conteúdo online impacta nos sistemas de identidade visual, nomeadamente na coerência e consistência visual entre meios e existência sistema de linguagem visual. Os objetivos passam por descobrir como esses sistemas podem ser mantidos em coerência enquanto evoluem para atender às necessidades da comunicação contemporâneas, compreendendo o que constitui uma identidade visual coerente, os seus elementos essenciais, examinar processos de construção e avaliar o seu impacto no desempenho da marca. A metodologia compreendeu uma revisão da literatura para oferecer o quadro teórico e a discussão dos conceitos importantes, casos de estudo descritivos de marcas internacionais para obter dados sobre o assunto e por fim, o caso de estudo exploratório a partir de projetos realizados como parte de um estágio no Anca Design Studio, no qual foram criados projetos de design de conteúdo digital para analisar a sua relação com a coerência e a adaptabilidade dos sistemas de identidade visual. Os resultados indicam que sistemas mais avançados de padronização gráfica produzem um nível mais alto de consistência, enquanto outros que carecem de diretrizes expõem pontos fracos. O processo investigativo conclui que a coesão de uma identidade visual não é determinada apenas pela sua concepção formal, mas também na correção coerente dos seus componentes grafico-semânticos, pela sua aplicação repetida e aperfeiçoamento através dos meios digitais, indiciando que a flexibilidade posicionada de forma eficaz maximiza a visibilidade, a confiança e a longevidade no branding moderno.
Sistemas de identidade visual e comunicação digital em organizações desportivas : estágo na Federação Portuguesa de Atletismo
Publication . Gonçalves, Tatiana Ribeiro; Martins, Daniel Raposo
Esta investigação, situada no campo do design de comunicação, aborda o tema da melhoria da identidade visual e do sistema de comunicação digital da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), no âmbito mais alargado da identidade visual e sistema de comunicação digital em organizações desportivas. Investiga como o design de comunicação pode ser estrategicamente mobilizado para reforçar a visibilidade, a coerência e a eficácia das organizações desportivas, particularmente em contextos onde a comunicação tem sido tradicionalmente subvalorizada. O estudo +arte da premissa de que a identidade visual consistente e a utilização estratégica de canais digitais são fatores determinantes para a construção da notoriedade, credibilidade e proximidade de diferentes públicos. O estudo adota uma metodologia mista com orientação qualitativa para garantir um planeamento e validação robustos. A fase exploratória compreende uma revisão de literatura, estudos de caso e entrevista com especialistas, permitindo a identificação das melhores práticas em design de comunicação desportiva e uma avaliação do estado atual da identidade visual e comunicação digital da FPA. Na fase generativa, princípios e diretrizes de design informarão o desenvolvimento de modelos de identidade visual e comunicação digital adaptados à FPA. Essas propostas, baseadas em descobertas exploratórias, serão refinadas por meio de consultas com especialistas em design e comunicação. A fase avaliativa se concentrará na avaliação crítica e na implementação parcial dessas propostas dentro da federação, analisando o seu impacto e identificando áreas para melhoria. A correção entre os resultados e as premissas iniciais leva a conclusões, contribuições e recomendações para investigações futuras. Ao integrar o tema em estudo no contexto prático da FPA, este estudo demonstra como o design de comunicação pode desempenhar um papel estratégico na melhoria da eficácia das organizações desportivas., aumentando a sua capacidade de envolver públicos diversos e atrair maiores investimentos público e privados.
Análise descritiva do tipo e incidência de lesão durante a pré-época de futsal em diferentes níveis competitivos
Publication . Marques, Catarina; Rebelo, Miguel; Crisóstomo, Rute; Silva Batista, Marco Alexandre; Paulo, Rui; Duarte-Mendes, Pedro; HONÓRIO, SAMUEL; Serrano, João; Saúde e Lazer: Construindo Pontes
O objetivo deste estudo foi verificar a tipologia e a incidência de lesão comparando os diferentes níveis competitivos durante a pré-época. A amostra estudada foi constituída por 68 atletas de futsal masculino do escalão sénior em Portugal. A recolha de dados foi realizada através de uma grelha de registo de lesões para identificar a parte do corpo afetada, a região anatómica, o tipo de lesão, o mecanismo e a gravidade. Verificou-se que o grupo elite apresentou a menor taxa de incidência de lesão (4.8 lesões por 1000 horas de exposição) comparativamente aos grupos sub elite (11.8 lesões por 1000 horas de exposição) e amador (13.9 lesões por 1000 horas de exposição). No entanto, foi no nível de elite que existiu maior percentagem de ocorrência de lesão durante a pré-época (38.5%), o membro inferior foi a parte do corpo mais afetada (30.8%) e as lesões ligamentares (23.1%) e musculares (15.4%) foram as mais prevalentes. O mecanismo de lesão mais frequente foi o não traumático (30.8%), e a maioria foram lesões moderadas no grupo elite (23.1%) e sub-elite (17.9%) e graves no grupo amador (12.5%). Os resultados evidenciam a importância de adoção de programas específicos de prevenção de lesões ligamentares e musculares durante a pré-época, independentemente do nível competitivo.
A influência da condição física inicial dos jogadores de futsal na ocorrência de lesões
Publication . Rebelo, Miguel; Marques, Catarina; Crisóstomo, Rute; Silva Batista, Marco Alexandre; Paulo, Rui; Rocha, João; Serrano, João; Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Apesar de existirem alguns estudos que relacionaram parâmetros de condição física e lesões desportivas, a literatura continua a ser controversa. O objetivo do estudo foi analisar prospectivamente a influência dos parâmetros da condição física inicial no desenvolvimento de lesão nos primeiros três meses da época desportiva em jogadores de futsal. Um total de 68 jogadores (24.26 ± 4.63 anos de idade) foram avaliados antes do início da época desportiva em relação a determinados parâmetros de condição física, como a composição corporal (bioimpedância), a potência dos membros inferiores (countermovement jump, CMJ) e a força muscular (dinamómetro isocinético). Os jogadores lesionados apresentaram um desempenho inicial significativamente pior no CMJ em comparação com os jogadores não lesionados (p < 0.001). Não se registaram diferenças significativas entre os grupos na composição corporal e na força muscular. Valores mais baixos de potência foram associados a um maior risco de lesão nos primeiros meses da época desportiva (OR = 0.92; IC 95% = 0.88 – 0.99). A potência muscular foi um preditor independente de lesões nos primeiros meses da época desportiva em jogadores de futsal, indicando que a melhoria da condição física em geral, nomeadamente, da potência muscular dos jogadores pode ajudar a reduzir o número de lesões.