Repository logo
 
Publication

A filosofia da educação na actualidade

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2011-11-21T09:36:45Z
dc.date.available2011-11-21T09:36:45Z
dc.date.issued1993-01
dc.description.abstractPensamos ser de algum interesse actual para os que nos dedicamos no ensino da Filosofia da Educação, formular algumas questões prévias, as quais pretendemos reflectir ao longo do texto, para entender o próprio conceito e o seu enquadramento nas Ciências do saber e principalmente das Ciências da Educação. Por exemplo, referimo-nos aos objectivos do nosso estudo: O que é a Filosofia da Educação? Quais as características que a distinguem de outros tipos de filosofias (p. ex., a Filosofia do Direito, Filosofia das Artes, Filosofia da História, Filosofia das Ciências, etc.)? Necessita a educação de uma reflexão filosófica? Será aberrante recorrer a conceitos mais ou menos abstractos da filosofia para tratar os problemas modernos da prática educativa? O que é que fornece a Filosofia, em especial a Filosofia da Educação, à prática educativa? Que limites existem, se os há, entre a Filosofia da Educação e a Teoria da Educação? Que função compete à Filosofia da Educação no contexto das Ciências da Educação? Que âmbitos educativos (formação dos professores) são prioritários dentro da actividade da Filosofia da Educação? Evidentemente estas questões apresentam-se como os objectivos desta reflexão, coincidindo tantas vezes nas próprias interrogações que fazemos no desejo de indagar e de afrontar a realidade educativa. Contudo esta abordagem, por razões compreensivas de complexidade e tempo será feita superficialmente. Aceitamos a Filosofia da Educação como racionalidade prática, considerando-a como uma estratégia racional que guia as nossas acções/processos educativos.por
dc.identifier.citationMARTINS, Ernesto (1993) - A filosofia da educação na actualidade. Educação e filosofia. ISSN 0102-6801. Vol. 7, nº 13, p. 155-178.por
dc.identifier.issn0102-6801
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/960
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherDepartamentos de Filosofia, Fundamentos da Educação e de Princípios e Organização da Prática Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândiapor
dc.subjectFilosofia da educaçãopor
dc.subjectTeoria da Educaçãopor
dc.subjectEpistemologiapor
dc.subjectPraxis educativapor
dc.subjectRacionalidade filosóficapor
dc.titleA filosofia da educação na actualidadepor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUberlândia, MG, Brasilpor
oaire.citation.endPage178por
oaire.citation.startPage155por
oaire.citation.titleEducação e filosofiapor
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
EM_educ e fil_ nº 13.pdf
Size:
9.41 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: