Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.5 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no sistema educativo português não é obrigatório e apesar de vários projectos que tiveram como objectivos primordiais a introdução dos computadores no sistema educativo o seu não parece ser generalizado. Há, contudo, professores que os estão a introduzir nas suas práticas docentes. O uso dos computadores e mais concretamente quais os professores que aceitaram o desafio da sua introdução no sistema educativo português são o tema principal desta investigação.
Esta comunicação apresenta uma análise a questionários feitos a 450 professores (150 de Ciências, 150 de Língua Estrangeira e 150 de Matemática) em 35 escolas do distrito de castelo Branco.
A informação recolhida inclui dados pessoais, formação inicial e contínua e conhecimento e uso de computadores no ensino bem como as atitudes face ao uso generalizado dos computadores e em particular na educação. Tenta também analisar se professores de grupos disciplinares diferentes apresentam atitudes diferentes face ao tema.
Description
Keywords
TIC sistema educativo português
Citation
GIL, Henrique ; MENEZES, Helena ; BELÉM, João (1999) - O desafio da utilização das tecnologias de informação e comunicação no sistema educativo português. In Conferência Internacional Challages’99. Braga : Universidade do Minho, 12-14 de Maio.