Repository logo
 
Publication

Endobranding como resultado da gestão de pessoas e de design

dc.contributor.authorGomez, Luiz Ribas
dc.contributor.authorMerino, Eugenio Diaz
dc.contributor.authorSilva Júnior, José Elias da
dc.date.accessioned2018-07-17T19:49:57Z
dc.date.available2018-07-17T19:49:57Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractEstudos sobre branding mostram que as marcas devem ser criadas de dentro para fora, isto é, do ambiente organizacional interno para o mercado. Da fundação da organização, criação de filosofia, valores, missão e visão ao alcance à expansão de mercados e consolidação da marca, seus colaboradores determinam a qualidade na oferta de produtos e serviços e a entrega ou não da chamada promessa da marca. Este ar􀆟go obje􀆟va discu􀆟r o termo endobranding (gestão interna de marcas), como resultante da interação entre as áreas de gestão de pessoas e gestão de design. A gestão de pessoas, por administrar o capital intelectual da empresa e corresponder ao canal de ligação entre organização e colaboradores. A gestão de design, por fomentar a cultura de projeto, inovação e lidar com fatores simbólicos, além de responder pelo valor percebido da marca, junto a todos os seus públicos de interesse. O estudo se u􀆟liza de pesquisa qualita􀆟va, bibliográfica e aplicada, dividida em três fases: na primeira, faz análises diacrônica e sincrônica sobre gestão de pessoas, gestão de design e branding. Na segunda fase, realiza revisão e crí􀆟ca literária para a definição conceitual destas áeras. Na terceira fase, exibe os resultados. Dentre estes, endobranding se apresenta como auxílio à reputação corpora􀆟va, diminuindo a distância entre a verdadeira iden􀆟dade da organização e como ele pode ser percebida por seus clientes. Além disto, também contribui para a compreensão do público interno como promotor da marca.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Studies show that branding brands must be created from the inside out, the internal organizational environment for the market . The foundation of the organizaton , creaton of philosophy, values , mission and vision to reach to market expansion and consolidaton of the brand , its employees determine the quality in the provision of products and services and the delivery of the call or not brand promise . This article discusses the term endobranding ( internal branding ), as resulting from the interacton between the areas of people management and design management . People management for managing the intellectual capital of the company and match the link between organizaton and employees canal. The design management by fostering a culture of design, innovaton and deal with symbolic factors , in addition to responding to the perceived value of the brand, along with all its stakeholders . The study uses qualitative, literature and applied research, divided into three phases: firs , diachronic and synchronic analysis is about managing people , managing design and branding . In the second phase , performs review and literary criticism to the conceptual definition of these Aeras . In the third phase, displays the results. Among these, endobranding is presented as an aid to corporate reputation, decreasing the distance between the true identity of the organization and how it can be perceived by its customers . Moreover, it also contributes to the understanding of the internal public as a promoter of the brand.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGOMEZ, L. ; MERINO, E. ; JÚNIOR, J. (2013) - Endobranding como resultado da gestão de pessoas e de design. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. VII, nº 13,pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6133
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIPCB. ESARTpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://convergencias.esart.ipcb.ptpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEndobrandingpt_PT
dc.subjectBrandingpt_PT
dc.subjectMarcapt_PT
dc.subjectPúblico internopt_PT
dc.subjectReputação corporative.pt_PT
dc.subjectInternal brandingpt_PT
dc.subjectWorkforcept_PT
dc.subjectCorporate reputationpt_PT
dc.titleEndobranding como resultado da gestão de pessoas e de designpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopt_PT
oaire.citation.endPage6pt_PT
oaire.citation.titleConvergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes.pt_PT
oaire.citation.volume13pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Eurobranding.pdf
Size:
554.29 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: