Repository logo
 
Publication

No crisol das lógicas de territorialização educativa nas escolas portuguesas se frágua a ação do poder político local e das parcerias

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2016-10-25T14:09:27Z
dc.date.available2016-10-25T14:09:27Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractAbordamos hermenêuticamente a descentralização e a territorialização educativa em Portugal, numa tríade de relações: ‘escola-comunidade educativa’, parceria socioeducativa e política educativa local. A intervenção do poder local na educação processa-se numa perspetiva instrumental virada para o desenvolvimento e coesão social. As autarquias são os parceiros responsáveis pela educação e os professores valorizam a relação escola-comunidade educativa, principalmente na promoção da qualidade. A relação ’escola-poder local’ efetua-se numa interação participativa dos laços redutores e promotores da administração e gestão escolar, com lógicas de ação e racionalização das parcerias.pt_PT
dc.description.abstractWe discuss perspective hermeneutic the decentralization and educative territories in Portugal, educational in a triad of relationship: ‘school-educational community’, youth partnership and local education policy. The intervention of local authorities in education takes place in an instrumental perspective toward development and social cohesion. Local authorities are responsible for education partners and teachers value the relationship school-educational community, mainly in quality promotion. The relationship ‘school-local’ made in a participatory interaction of ties reducers and promoters of the school administration and management, with action logic and rationalization of partnerships.pt_PT
dc.identifier.citationMARTINS, Ernesto (2014) – No crisol das lógicas de territorialização educativa nas escolas portuguesas se frágua a ação do poder político local e das parcerias / In the crucible of the logic of educative territories in portuguese schools if thins the action of local political power and partnerships. Montagem. ISSN 0104-4826. 16, nº 16, p. 91-102.pt_PT
dc.identifier.issn0104-4826
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5392
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro Universitário Moura Lacerdapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAdministração educativapt_PT
dc.subjectAutonomia escolarpt_PT
dc.subjectDescentralizaçãopt_PT
dc.subjectTerritorialização educativapt_PT
dc.subjectParceriapt_PT
dc.subjectEducational administrationpt_PT
dc.subjectSchool autonomypt_PT
dc.subjectDecentralizationpt_PT
dc.subjectEducational territorialisationpt_PT
dc.subjectPartnershippt_PT
dc.titleNo crisol das lógicas de territorialização educativa nas escolas portuguesas se frágua a ação do poder político local e das parceriaspt_PT
dc.title.alternativeIn the crucible of the logic of educative territories in portuguese schools if thins the action of local political power and partnershipspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceRibeirão Preto (Brasil)pt_PT
oaire.citation.endPage102pt_PT
oaire.citation.issue16pt_PT
oaire.citation.startPage91pt_PT
oaire.citation.titleMontagempt_PT
oaire.citation.volume16pt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
No_crisol_das_logicas_de_territorializaçao_educativa.pdf
Size:
108.73 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: