Repository logo
 
Publication

A corporeidade na aprendizagem escolar (entrelaços fenomenológicos do pensar e agir)

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2015-12-17T13:51:30Z
dc.date.available2015-12-17T13:51:30Z
dc.date.issued2015-06
dc.description.abstractA corporeidade é o elemento de visibilidade dos embates do ‘corpo’ com o mundo, produzidos pelos efeitos histórico-culturais e pelas novas articula¬ções propiciadoras de predisposições estratégicas dos corpos e das almas, resultantes das forças do saber e do poder, que permite sedimentar esses confrontos e dinamizar campos de verdades historicamente constituídos e em constante mudança. O autor questiona, nos andaimes antropológicos, socio¬lógicos e pedagógicos, o sentido do ‘corpo’ e da ‘corporeidade’ no processo educativo, argumentando dois pontos fulcrais: a visão histórico-filosófica da semântica dos termos, insistindo nos discursos (elementos psicológicos relacionados com a identidade e imagem) sobre o corpo; a análise herme-nêutica à ‘corporeidade’ em Merleau-Ponty e Zubiri; a análise educativa da relação da corporeidade e aprendizagem, na complexidade escolar atual.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The body element is the visibility of the ‘body’ clashes with the world, produced by historical-cultural effects and the new generation of joint strategic predispositions of bodies and souls, resulting from the forces of knowledge and power, which allows to sediment these confrontations and to fuel historically established truths and fields in constant change. The author questions the anthropological, sociological and pedagogical scaffolding, the sense of ‘body’ and ‘natural resources’ in the educational process, arguing two key points: the historical-philosophical vision of the semantics of the terms, insisting on speeches (psychological elements related to identity and image) on the body; the hermeneutic analysis concerning ‘embodiment’ in Merleau-Ponty and Zubiri; the educational analysis of the relationship of corporality and learning, in the current school complexity.pt_PT
dc.identifier.citationMARTINS, Ernesto (2015) - A corporeidade na aprendizagem escolar (entrelaços fenomenológicos do pensar e agir). Educar em Revista. ISSN 0104-4060. N.º 56, p. 163- 180.pt_PT
dc.identifier.doi10.1590/0104-4060.40978pt_PT
dc.identifier.issn0104-4060
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/3148
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Federal do Paranápt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0104-406020150002&lng=pt&nrm=isopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCorporeidadept_PT
dc.subjectFilosofia do corpopt_PT
dc.subjectAprendizagem escolarpt_PT
dc.subjectMerleau-Pontypt_PT
dc.subjectZubiript_PT
dc.subjectCorporalitypt_PT
dc.subjectPhilosophy of the bodypt_PT
dc.subjectSchool learningpt_PT
dc.subjectMerleau-Pontypt_PT
dc.subjectZubiript_PT
dc.titleA corporeidade na aprendizagem escolar (entrelaços fenomenológicos do pensar e agir)pt_PT
dc.title.alternativeCorporality in school learning (tangles of phenomenological thinking and acting)pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCuritiba, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage180pt_PT
oaire.citation.issue56pt_PT
oaire.citation.startPage163pt_PT
oaire.citation.titleEducar em Revistapt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Educar em revistaA corporeidade na aprendizagem escolar.pdf
Size:
357.96 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: