Repository logo
 
Publication

Aprendizagem em contexto real: a perspectiva dos alunos sobre uma clínica pedagógica

dc.contributor.authorPinheira, Vítor
dc.contributor.authorCrisóstomo, Rute
dc.contributor.authorRodrigues, Abel
dc.date.accessioned2015-10-27T14:53:43Z
dc.date.available2015-10-27T14:53:43Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractObjetivo: Descrever as atividades letivas numa Clínica Pedagógica, num modelo de ensino que integra a prática clínica e analisar a perspetiva dos estudantes sobre o modelo. Relevância: A formação e o treino nas profissões de saúde beneficiam com modelos pedagógicos que aproximem o ensino da prática profissional. A organização de um currículo e a educação clínica devem usar estratégias adequadas para a prática num contexto profissional. Uma clínica integrada numa escola possibilita essa oportunidade mas implica uma avaliação da perceção dos alunos sobre a sua aprendizagem. Amostra: 31 estudantes do 3° e do 4° ano do Curso de Fisioterapia de uma Escola Superior de Saúde. Materiais e Métodos: Foi utilizada uma análise SWOT (segundo os itens Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades, Ameaças), recolhendo a perspetiva dos alunos sobre a participação de utentes nas aulas práticas de uma Unidade Curricular de Terapia pelo Movimento. As respostas foram contabilizadas e categorizadas de acordo com descritores das competências definidas para o exercício da fisioterapia. Análise Estatística: Análise de conteúdo com comparação do número de respostas por categoria da análise. Resultados: As respostas foram maioritariamente de alunos do 4° ano (74,2%). Os alunos identificaram um maior número de “Pontos Fortes” relativamente a “Pontos fracos” e mais “Oportunidades” que “Ameaças” (3,06/1,55 e 1,77/1,31 respetivamente). As respostas mais frequentes nos campos da matriz de análise foram “vantagem de praticar em contexto real” (25,3%), “stress causado pela responsabilidade” (25,9%), “aprendizagem em contexto prático” (29,15) e “insegurança ou risco para o utente” (48,3%). Conclusão: Os estudantes identificaram um conjunto de itens no modelo que podem ser categorizados como alguns dos principais descritores da fisioterapia, destacando-se o desenvolvimento do raciocínio clínico, da capacidade de análise critica, da relação terapêutica, da responsabilidade profissional e da autonomia.pt_PT
dc.identifier.citationPINHEIRA, V.; CRISÓSTOMO, R.; RODRIGUES, A. (2015) - Aprendizagem em contexto real: a perspectiva dos alunos sobre uma clínica pedagógica. In: Congresso Nacional de Fisioterapeutas, 9, Cascais, 12 a 14 de junho - Fisioterapia é Saúde. Lisboa: Associação Portuguesa de Fisioterapeutas. Comunicação oralpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/3033
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectEnsino clínicopt_PT
dc.subjectFisioterapiapt_PT
dc.titleAprendizagem em contexto real: a perspectiva dos alunos sobre uma clínica pedagógicapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCascaispt_PT
oaire.citation.title9º Congresso Nacional de Fisioterapeutaspt_PT
person.familyNamepinheira
person.familyNameCrisóstomo
person.familyNameMaria Agostinho de Lima Rodrigues
person.givenNamevítor
person.givenNameRute
person.givenNameAbel
person.identifier.ciencia-id6C10-8EA2-6960
person.identifier.ciencia-id9117-83AB-1D27
person.identifier.ciencia-id461E-433C-C53B
person.identifier.orcid0000-0003-2580-7508
person.identifier.orcid0000-0002-3009-0612
person.identifier.orcid0000-0002-2786-1711
person.identifier.ridN-5480-2016
person.identifier.scopus-author-id56299475100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication9f6ff42c-4c53-461d-9575-28eb529dcaba
relation.isAuthorOfPublication641886bb-b500-48de-81d5-3d0674f8182a
relation.isAuthorOfPublicationf3ef3adf-db3d-4397-8e19-c9f6f705bf8b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery641886bb-b500-48de-81d5-3d0674f8182a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Comunicação 60 - APF - Pinheira_Crisostomo_Rodrigues.pdf
Size:
371.89 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: