Publication
Aprendizagem em contexto real: a perspectiva dos alunos sobre uma clínica pedagógica
| dc.contributor.author | Pinheira, Vítor | |
| dc.contributor.author | Crisóstomo, Rute | |
| dc.contributor.author | Rodrigues, Abel | |
| dc.date.accessioned | 2015-10-27T14:53:43Z | |
| dc.date.available | 2015-10-27T14:53:43Z | |
| dc.date.issued | 2015 | |
| dc.description.abstract | Objetivo: Descrever as atividades letivas numa Clínica Pedagógica, num modelo de ensino que integra a prática clínica e analisar a perspetiva dos estudantes sobre o modelo. Relevância: A formação e o treino nas profissões de saúde beneficiam com modelos pedagógicos que aproximem o ensino da prática profissional. A organização de um currículo e a educação clínica devem usar estratégias adequadas para a prática num contexto profissional. Uma clínica integrada numa escola possibilita essa oportunidade mas implica uma avaliação da perceção dos alunos sobre a sua aprendizagem. Amostra: 31 estudantes do 3° e do 4° ano do Curso de Fisioterapia de uma Escola Superior de Saúde. Materiais e Métodos: Foi utilizada uma análise SWOT (segundo os itens Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades, Ameaças), recolhendo a perspetiva dos alunos sobre a participação de utentes nas aulas práticas de uma Unidade Curricular de Terapia pelo Movimento. As respostas foram contabilizadas e categorizadas de acordo com descritores das competências definidas para o exercício da fisioterapia. Análise Estatística: Análise de conteúdo com comparação do número de respostas por categoria da análise. Resultados: As respostas foram maioritariamente de alunos do 4° ano (74,2%). Os alunos identificaram um maior número de “Pontos Fortes” relativamente a “Pontos fracos” e mais “Oportunidades” que “Ameaças” (3,06/1,55 e 1,77/1,31 respetivamente). As respostas mais frequentes nos campos da matriz de análise foram “vantagem de praticar em contexto real” (25,3%), “stress causado pela responsabilidade” (25,9%), “aprendizagem em contexto prático” (29,15) e “insegurança ou risco para o utente” (48,3%). Conclusão: Os estudantes identificaram um conjunto de itens no modelo que podem ser categorizados como alguns dos principais descritores da fisioterapia, destacando-se o desenvolvimento do raciocínio clínico, da capacidade de análise critica, da relação terapêutica, da responsabilidade profissional e da autonomia. | pt_PT |
| dc.identifier.citation | PINHEIRA, V.; CRISÓSTOMO, R.; RODRIGUES, A. (2015) - Aprendizagem em contexto real: a perspectiva dos alunos sobre uma clínica pedagógica. In: Congresso Nacional de Fisioterapeutas, 9, Cascais, 12 a 14 de junho - Fisioterapia é Saúde. Lisboa: Associação Portuguesa de Fisioterapeutas. Comunicação oral | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/3033 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
| dc.subject | Ensino clínico | pt_PT |
| dc.subject | Fisioterapia | pt_PT |
| dc.title | Aprendizagem em contexto real: a perspectiva dos alunos sobre uma clínica pedagógica | pt_PT |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Cascais | pt_PT |
| oaire.citation.title | 9º Congresso Nacional de Fisioterapeutas | pt_PT |
| person.familyName | pinheira | |
| person.familyName | Crisóstomo | |
| person.familyName | Maria Agostinho de Lima Rodrigues | |
| person.givenName | vítor | |
| person.givenName | Rute | |
| person.givenName | Abel | |
| person.identifier.ciencia-id | 6C10-8EA2-6960 | |
| person.identifier.ciencia-id | 9117-83AB-1D27 | |
| person.identifier.ciencia-id | 461E-433C-C53B | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-2580-7508 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-3009-0612 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-2786-1711 | |
| person.identifier.rid | N-5480-2016 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 56299475100 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 9f6ff42c-4c53-461d-9575-28eb529dcaba | |
| relation.isAuthorOfPublication | 641886bb-b500-48de-81d5-3d0674f8182a | |
| relation.isAuthorOfPublication | f3ef3adf-db3d-4397-8e19-c9f6f705bf8b | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 641886bb-b500-48de-81d5-3d0674f8182a |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Comunicação 60 - APF - Pinheira_Crisostomo_Rodrigues.pdf
- Size:
- 371.89 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 2.02 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
