| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 14.7 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente proposta remete para a Comunicação Corporativa do
Município de Tábua.
A importância da representação gráfica das cidades e vilas deixou de
ser só apenas um contributo inovador.
Na década de trinta do século XX, as cidades e vilas ganharam uma estruturação
gráfica de modo a uniformizá-las, através de brasões municipais.
O brasão mantém-se ainda hoje como elemento gráfico de assumido
destaque para as autarquias. Figura no protocolo autárquico como
símbolo da cidade ou vila e é usado, nomeadamente, em suportes de
comunicação institucional.
Nas últimas décadas, as cidades e vilas sentiram a necessidade de
afirmar a sua identidade através de um sistema gráfico que as permitisse
distinguir de todas as outras. O crescimento acentuado da fixação das
pessoas nas cidades e vilas, faz com que elas hoje em dia vivam num
ambiente fortemente competitivo, daí a existência de concorrência entre
si como forma de atraírem investimentos e pessoas.
Deste modo não podemos menosprezar a diferenciação através de
uma marca como elemento de afirmação da identidade da cidade.
O objetivo deste estudo é clarificar antes de mais, o significado da
marca e a sua aplicação na identificação do concelho de Tábua.
A metodologia adotada será ativa e intervencionista e terá um estudo
de caso global que depois se divide em pequenos estudos de caso.
Podemos dizer que as gramáticas gráficas usadas na nas atuais marcas
municipais podem afirmar a cidade ou a vila, pretende-se portanto
numa primeira fase uma investigação sobre todos os elementos históricos
da vila de Tábua, para numa segunda fase criar uma identidade
global forte e que mostre bem o espírito de afirmação deste município
perante os outros.
Description
Dissertação/Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico
de Castelo Branco em parceria com a Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa
para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
Keywords
Marca Município Comunicação Identidade Design
