Repository logo
 
Publication

Educação e diversidade cultural na realidade multidimensional: controvérsia da inter e multiculturalidade

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2020-06-24T08:02:54Z
dc.date.available2020-06-24T08:02:54Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO debate conceptual na educação, relacionado com a diversidade cultural e a realidade multidimensional, leva-nos a abordar a inter e multiculturalidade, sabendo que esta conceptualização está condicionada a contextos e discursos. O estudo, de índole hermenêutico, ancora-se no fenómeno da diversidade cultural, tendo como fulcro argumentativo a educação inter e multicultural. Pretendemos, por um lado, clarificar conceptualmente esses termos relacionados com as identidades e diferenças culturais e, por outro lado, analisar as respostas educativas capazes de conjugar as culturas (língua própria do território como língua comum de relação entre os cidadãos, a diversidade cultural e linguística como riqueza, a educação cívica e a identificação da igualdade de oportunidades), de modo a consolidar-se na escola uma educação para todos e em valores e uma convivência tolerante e solidária na sociedade. O texto está dividido em três pontos de abordagem: a dialética conceitual entre inter e multiculturalismo; as respostas educativas de intervenção à inter e multiculturalidade; programas/modelos de implementação da educação inter e multicultural.pt_PT
dc.description.abstractThe conceptual debate on education, related to cultural diversity and multidimensional reality, takes us to inter and multiculturalism, knowing that this conceptualization that «air-conditioned the contexts and discourses. The study of hermeneutic is based in the phenomenon of cultural diversity, with Fulcrum argumentative inter and multicultural education. We intend to, on the one hand to clarify conceptually these related terms with the identities and cultural differences and, on the other hand, analyzing the educational responses capable of combining cultures (language of the territory as a common language relationship between citizens, cultural and linguistic diversity the wealth, civic education and the identification of equal opportunities), in order to consolidate the school education for all and in values and tolerant coexistence and solidarity in society. The text is divided into 3 points of approach: the conceptual dialectics between inter and multiculturalism; the educational intervention responses to inter and multiculturalism; programs/implementation models of interracial and multicultural education.pt_PT
dc.description.abstractEl debate conceptual sobre la educación se relaciona con la diversidad cultural y la realidad multidimensional, implica el abordaje sobre la inter y la multiculturalidad, sabiendo que esta conceptualización está condicionada por los contextos y discursos. Se trata de un estudio hermenéutico apoyado en el fenómeno de la diversidad cultural, el cual tiene como núcleo argumentativo la educación inter y multicultural. Pretendemos, por un lado, aclarar conceptualmente estos términos, relacionarlos con las identidades y las diferencias culturales y, por otro lado, analizar respuestas educativas capaces de combinar las culturas (idioma del territorio como lenguaje común de relación entre los ciudadanos, la diversidad cultural y lingüística como riqueza, la educación cívica y la identificación de la igualdad de oportunidades), con el fin de consolidar una educación para todos y en valores, así como una convivencia tolerante y solidaria en la sociedad. El texto se organiza en tres puntos: la dialéctica conceptual entre inter y multiculturalidad; las respuestas de la intervención educativa a la inter y multiculturalidad; los modelos/programas de implementación de la educación inter y multicultural.pt_PT
dc.description.sponsorshipCeiED -Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologiaspt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMartins, Ernesto Candeias (2020) -Educação e diversidade cultural na realidade multidimensional: controvérsia da inter e multiculturalidade. Revista Intersaberes (Uninter), Vol. 15, nº 35 (maio/agosto), p. 1-13.pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.22169pt_PT
dc.identifier.issn1809-7286
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7160
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUNINTER-Brasilpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.uninter.com › intersaberes › index.php › revista https://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/issue/currentpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectDiversidade culturalpt_PT
dc.subjectInterculturalismopt_PT
dc.subjectMulticulturalismopt_PT
dc.subjectEducação interculturalpt_PT
dc.subjectEscola multiculturalpt_PT
dc.subjectCultural diversitypt_PT
dc.subjectInterculturalismpt_PT
dc.subjectMulticulturalismpt_PT
dc.subjectIntercultural educationpt_PT
dc.subjectMulticultural schoolpt_PT
dc.subjectDiversidad culturalpt_PT
dc.subjectInterculturalidadpt_PT
dc.subjectMulticulturalismopt_PT
dc.subjectEducación interculturalpt_PT
dc.subjectEscuela Multiculturalpt_PT
dc.titleEducação e diversidade cultural na realidade multidimensional: controvérsia da inter e multiculturalidadept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasil - UNINTERpt_PT
oaire.citation.endPage13pt_PT
oaire.citation.issue35pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleRevista Intersaberes - UNINTERpt_PT
oaire.citation.volume15pt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
EducDiversidadCultural_InterSaberes_Rev-414419.pdf
Size:
135.13 KB
Format:
Adobe Portable Document Format