Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.03 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
Com o objectivo de conhecer o perfil informacional do estudante à chegada ao ensino
superior, caso do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), realizou-se um
estudo recorrendo à aplicação de um inquérito por questionário, previamente validado
e distribuído aos estudantes que, no ano lectivo 2010/2011, ingressaram nos cursos
de formação inicial (1.º ciclo) do IPCB.
Os dados foram tratados estatisticamente (média, desvio padrão, Qui quadrado e
correlação de Pearson) com recurso ao programa SPSS.
Destacam-se os seguintes resultados: a maioria dos estudantes é do sexo feminino,
possui entre os 14 e 24 anos, frequentou a biblioteca escolar e/ou municipal, possui
computador portátil, utiliza redes sociais (Facebook e Hi5), usa a Internet para
trabalhos escolares, pesquisa no Google e na Wikipedia, declara não necessitar de
formação e privilegia, na biblioteca, o acesso à Internet.
O conhecimento obtido com este trabalho, contribuirá para melhorar a relação dos
utilizadores com a biblioteca e produzir impactos ao nível da sua gestão.
Description
Dissertação apresentada à Universidade de Évora para obtenção do Grau de Mestre em Ciências da Informação e da Comunicação.
Dissertação apresentada à Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Informação e da Documentação - Especialização em Bibliotecas.
Dissertação apresentada à Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Informação e da Documentação - Especialização em Bibliotecas.
Keywords
Biblioteca do ensino superior Perfil de utilizador Literacia da informação Estudos de utilizador
Citation
RODRIGUES, Maria Eduarda Soares Monteiro Pereira Nogueira Rodrigues (2011) - O perfil informacional do estudante à entrada do ensino superior: o caso do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Évora : Universidade de Évora. 1 CD-ROM. Dissertação de Mestrado.
Publisher
Universidade de Évora