Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O Youtube em contexto de E@D: Práticas inovadoras de aprendizagem

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Artigo_NP_RA_CDE20.pdf3.42 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O YouTube enquanto ferramenta pedagógica no Ensino a Distância (E@D) assumiu um papel crucial durante a realização de duas investigações efetuadas numa turma de vinte e um alunos do 2.º ano de escolaridade do 1.º CEB. O YouTube tornou-se uma ferramenta imprescindível para orientar os alunos durante os processos investigativos, bem como auxiliou na lecionação dos conteúdos previstos. As investigações realizadas com a turma estavam ligadas aos recursos digitais: a «Nuvem de Palavras» e a Realidade Aumentada (RA). Os recursos digitais destacados ainda são pouco conhecidos e explorados em contexto educativo em Portugal, e por essa razão, optou-se por realizar dois estudos de cariz qualitativo sobre: a importância da «NP » como estratégia de ensino e aprendizagem no 1.º CEB e a RA como potenciadora de aprendizagens no 1.º CEB. Os estudos permitiram-nos averiguar que a integração destes recursos digitais no processo de ensino e aprendizagem, permite aumentar a motivação dos alunos para uma aprendizagem através de uma abordagem mais inovadora. O YouTube demonstrou-se um auxílio durante os processos investigativos, na medida em que permitiu a criação de vídeos pedagógicos e orientadores, de modo a monitorizar o processo de ensino e aprendizagem a distância.
YouTube as a pedagogical tool in Distance Learning (E@D) played a crucial role in two investigations carried out in a class of twenty-one pupils of the 2nd year of schooling of the 1st Basic Education Cycle. YouTube has become an indispensable tool for guiding students during the investigation process, as well as helping to teach the content envisaged. The research carried out with the group was linked to digital resources: «Word Cloud» and Augmented Reality (AR). Posted digital resources are still little known and exploited in an educational context in Portugal, and for this reason two qualitative studies have been chosen on: the importance of «WC» as a teaching and learning strategy in the 1st Basic Education Cycle and AR as a leveraged learner in the 1st Basic Education Cycle. Studies have enabled us to find out that the integration of these digital resources into the teaching and learning process will increase pupils’ motivation for learning thorough a more innovative approach. YouTube proved helpful in the investigation process, as it allowed for the creation of pedagogical and guiding videos to monitor the distance learning and learning process.

Description

Keywords

Realidade Aumentada Nuvem de Palavras Youtube Inovação Tecnologias Digitais Augmented Reality Wordcloud Innovation Digital technologies

Pedagogical Context

Citation

Oliveira, J., Barata, T. & Gil, H. (2021) - O Youtube em contexto de E@D: Práticas inovadoras de aprendizagem. In Grácio, J., Torres, J., Paniago, M., Rodrigues, M., Figueiredo, M., Arguelho, M. (Orgs.). Atas/Anais Cultura Digital e Educação na Década de 20. ISBN: 978-989-53045-9-2. (pp. 129-137.). Setúbal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico. http://projetos.ese.ips.pt/cde20/wp-content/uploads/2021/05/ATAS_do_CDE20_2021.pdf

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Setúbal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico