Browsing by Author "Aguiar, Marcelle Martins Costa Nascimento"
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- Projeto de vida e percurso socioeducativo das crianças-jovens em risco institucionalizadas: Estudo de caso num lar de acolhimento em Castelo Branco.Publication . Aguiar, Marcelle Martins Costa Nascimento; Martins, Ernesto CandeiasCom este estudo pretendemos compreender a institucionalização de crianças e jovens, em regime de acolhimento no ADM Estrela, uma vez que se encontram em situações de risco face ao seu desenvolvimento. A questão central é a de perceber quais os apoios e intervenções que os agentes de acolhimento institucional junto da escola oferecem a esses rapazes institucionalizados, de modo a poderem construir o seu projeto de vida. A pesquisa assenta nos seguintes objetivos: analisar a integração das crianças e jovens em risco, institucionalizadas no Lar de Acolhimento ADM Estrela, no contexto escolar, sabendo que frequentam escolas diferentes; conhecer as dificuldades de aprendizagem dessas crianças e jovens institucionalizados no seu processo de escolarização; relacionar o percurso socioeducativo dessas crianças e jovens institucionalizadas com o respetivo desempenho e rendimento escolar; analisar a intervenção dos técnicos da instituição ADM Estrela no processo escolar e formativo dessas crianças e jovens, em especial, no último ano da pandemia (2020); compreender a relação colaborativa entre a instituição de acolhimento e a escola, na melhoria das suas relações de convivência e de socialização; interpretar o processo de construção do projeto de vida das crianças e jovens, através das suas narrativas de vida em relação à instituição de acolhimento; identificar as perceções, sonhos e ambições das crianças e jovens e, por fim, conhecer a história de vida e o percurso das crianças institucionalizadas. O modelo teórico conceptual guiou-se pela pesquisa de literatura e documental sobre o tema, clarificando alguns conceitos e abordando a legislação relacionada com os mesmos. Adotamos uma metodologia de investigação qualitativa, na modalidade de estudo caso, sob a alçada do paradigma interpretativo, abordando as informações e narrativas das crianças e jovens, sobre as suas experiências de institucionalização e de escolarização, no âmbito do seu desenvolvimento pessoal, escolar e social. Neste estudo intentamos compreender e interpretar os apoios e medidas para promover o sucesso destas crianças e jovens, na evolução do seu percurso escolar e projeto de vida. Utilizamos várias técnicas de recolha de dados: observação documental e participativa, inquérito por entrevista aos rapazes institucionalizados no ADM Estrela, entrevistas semiestruturadas aos diretores de turma e técnicos de acompanhamento do lar de acolhimento e notas de campo. Fizemos a análise e tratamentos dos dados na base da análise de conteúdo, submetendo depois à triangulação dos mesmos, com a interpretação na base da teoria fundamentada. Os resultados confirmaram os contributos da instituição e da escola na construção do projeto de vida e aprendizagens dessas crianças e jovens. Após a recolha e tratamento de dados fizemos um plano de intervenção composto por um conjunto de atividades socioeducativas, com o intuito de auxiliar a intervenção escolar, de modo a contribuir para o sucesso escolar, comportamento e projeto de vida dos rapazes que estão institucionalizados na ADM Estrela.
