Browsing by Author "Alves, Bruno Manuel Robalo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Aplicação do TALE (Teste de Análise da Leitura e da Escrita) em contexto educativoPublication . Alves, Bruno Manuel Robalo; Pais, António PereiraO presente relatório de estágio foi desenvolvido com vista ao cumprimento dos requisitos para o desenvolvimento e conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. O relatório contempla o trabalho desenvolvido ao longo da Prática Supervisionada e a investigação desenvolvida ao longo da mesma. A Prática Supervisionada visa a procura de estratégias, métodos e novos materiais com os quais podemos melhorar a nossa prática construindo assim um perfil profissional adequado nos campos técnico, técnico-didático, científico e ético. Trabalhar com crianças implica ter um claro conhecimento das aprendizagens dos alunos e das suas reais capacidades. Para que o conhecimento das aprendizagens dos alunos seja o mais fidedigno possível, é fulcral que o professor tenha um claro domínio das diversas técnicas de ensino quer do ponto de vista científico, quer do ponto de vista técnico-didático. Deste modo, poderemos ambicionar atingir novas metas. Durante a Prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico, período propício a novas experiências, descoberta de técnicas e procura de novas estratégias de ensino, realizámos um estudo de caráter qualitativo com vista a identificar os níveis de leitura e escrita em que se encontravam os alunos. O caso é a turma na qual foi desenvolvida a investigação. Os participantes são os alunos da turma onde decorreu a referida Prática Supervisionada. O TALE – Teste de Análise de Leitura e Escrita – aplicado nesta investigação, ajuda-nos a entender a importância de um diagnóstico o mais completo possível em domínios como a leitura e a escrita. Deste modo é possível termos uma ideia das principais lacunas dos alunos para procedermos a futuras atividades de correção das mesmas. Assim, foi-nos possível fazer uma ligação entre o momento em que o novo acordo ortográfico entrou em vigor e algumas falhas dos alunos. O TALE ajudou-nos ainda a perceber a delicada relação grafema/fonema e a dificuldade dos alunos em fazer uma correta ligação entre ambos.